O Santuário da Agonia, a Capela do Crasto e Igreja de Santa Leocádia vão ser alvo de intervenções de restauro, num investimento superior a 50 mil euros.
A proposta, apresentada em reunião ordinária de Executivo, insere-se na 2ª fase (2025) do programa “Valorizar o Património”, que integra apoio financeiro para beneficiação de três espaços religiosos do concelho.
O protocolo a estabelecer com a Confraria de Nossa Senhora d’Agonia, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, prevê um apoio financeiro de 32.000 euros para a segunda fase de conservação e restauro da nave do Santuário de Nossa Senhora da Agonia.
Para São Romão de Neiva foi aprovado um apoio de 12.000 euros a estabelecer com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, no âmbito da instalação de guarda-corpos exteriores junto às mesas de madeira, da requalificação do pavimento, e da colocação de duas portas na capela da Senhora do Crasto.
Com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Leocádia, na União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, aprovado um apoio de 6.900 euros, para lavagem e tratamento das fachadas das Igreja Paroquial de Santa Leocádia.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.