Vamos celebrar o Natal?

Finalmente chega o mês de dezembro, as ruas ficam iluminadas, as lojas e casas decoradas aguardam visitas, começamos a comprar presentes para toda a família… Todos aguardam o Natal. De facto, as pessoas preparam-se, verdadeiramente, para esta festividade.

Notícias de Viana
17 Dez. 2020 2 mins
Vamos celebrar o Natal?

No entanto, com todo este alarido, acabamos por nos esquecer do verdadeiro propósito do Natal e fazemos deste dia uma extravagante celebração, com muitos enfeites, mas pouco conteúdo: aquecemos a casa, mas esquecemo-nos que este tempo é tempo de aquecer o coração. Esquecemo-nos, enfim, do verdadeiro significado do Natal. 

Porém, é precisamente o significado do Natal que o torna tão vital. É o nascimento Daquele que é Filho de Deus. É o nascimento de Jesus, do Profeta que mudou o mundo e que o transformou num lugar mais belo. Foi neste dia que Ele Se nos ofereceu, para que, quando aceitarmos esta vida que Deus nos dá, ela possa trazer-nos vida eterna. Jesus trouxe-nos uma tal mensagem de fraternidade e de igualdade que transformou, radicalmente, as nossas perspetivas estreitas, apresentando-nos um Deus que não julga, mas que, ao invés, nos oferece o perdão e o amor incondicional. No entanto, a sociedade parece esquecer-se disso, e celebra este dia de forma tão superficial.

Por isso, vamos celebrar o Natal? Vamos preocuparmo-nos com os outros, com aqueles que não têm tanto, principalmente neste ano tão atípico? Vamos olhar à nossa volta e, realmente, perceber o que pudemos mudar e em que pudemos ajudar? Vamos fazer uma preparação digna de ser chamada Advento? Vamos preparar o nosso coração para o Natal? Vamos, neste Natal, viver mais como Jesus, olhando, assim, como Ele olhou para os lírios do campo? Saberemos nós lidar com a malícia dos inimigos, com a fome e a sede e com a perplexidade dos nosso amigos como ele lidou?; resumindo: com a vida tal como é vivida, dia a dia, na sua amargura e na sua beleza, sem qualquer falsificação? Quando vamos nós aceitar esta vida, na certeza que só aí é que começamos a celebrar verdadeiramente o Natal?

Vamos, então, celebrar o Natal? Verdadeiramente celebrar? Vamos fazer uma retrospetiva de nós próprios em ordem a nos tornarmos pessoas melhores e a realmente cumprirmos esta celebração tão nobre?

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias