Tempo de Unidade e Oração! Desafio para a vida!

Nesta semana em que vivemos o convite à oração pela unidade dos cristãos, continuam a bailar na mente e coração questões que ainda mostram a necessidade de um longo caminho, o qual, se calhar, está nas nossas mãos, nas minhas e nas tuas… Mas, cada um de nós pode refletir e ver como pode contribuir […]

Notícias de Viana
2 Fev. 2024 2 mins
Tempo de Unidade e Oração! Desafio para a vida!

Nesta semana em que vivemos o convite à oração pela unidade dos cristãos, continuam a bailar na mente e coração questões que ainda mostram a necessidade de um longo caminho, o qual, se calhar, está nas nossas mãos, nas minhas e nas tuas… Mas, cada um de nós pode refletir e ver como pode contribuir para diminuir distâncias.

É tempo de oração, tempo de procura e aproximação!

Oportunidade para orar pela unidade dos cristãos, deixando ao lado ruturas, cismas que nos separaram ao longo de tanto tempo, e tornando visível que se pode viver o lema desta semana “Amarás o Senhor teu Deus … e teu Próximo como a ti mesmo” (Lc 10,27).

Seria bom redescobrir na diversidade o dom de Deus, tal como nos propõe o Papa Francisco ao longo do mês de janeiro: Rezar pela diversidade na Igreja!

Unidade e Oração parecem dar-se as mãos, uma e outra vez, e em cada circunstância. E, em plena semana da unidade dos cristãos e em Domingo da Palavra, o Papa Francisco convocou um Ano dedicado à oração. “Começamos hoje o Ano da Oração, isto é, um ano dedicado a descobrir o grande valor e a absoluta necessidade da oração, da oração na vida pessoal, na vida da Igreja, da oração no mundo”. “Os próximos meses vão conduzir-nos à abertura da Porta Santa, com que daremos início ao Jubileu. Peço-vos que intensifiqueis a oração, para que nos preparemos para viver bem este acontecimento de graça e experimentar a força da esperança em Deus”[1].

Então, resta-me dizer que vivemos um tempo de unidade e oração!

Desafio para a vida!

Estarei disposto a arregaçar as mangas (mesmo as do coração) para viver a corresponsabilidade na construção da unidade?

E, estarei disposto a arregaçar as mangas (mesmo as do coração) para me lançar na aventura da oração, rezando a vida e fazendo da vida oração?

Será que ainda posso viver aquele lema, tão antigo e novo, “Ora et labora”?[2]

[1] Cf https://agencia.ecclesia.pt/portal/jubileu-2025-papa-convoca-ano-de-oracao-para-preparar-celebracoes/

[2] Tradução livre: orar e trabalhar

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias