“Somos igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior” dá mote ao Ano Pastoral 2019/2020

“Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior” é o tema para o Ano Pastoral 2019/2020, que se insere no projeto pastoral “Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese”. O tema foi apresentado por D. Anacleto na sessão de abertura que decorreu, no último sábado, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

Notícias de Viana
5 Dez. 2019 2 mins
“Somos igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior” dá mote ao Ano Pastoral 2019/2020

O bispo começou por explicar que o tema “acolhimento” vem “completar a trilogia” em conformidade com a celebração dos 40 anos da Diocese sob a proteção de grandes figuras.

“Somos igreja em medida em que acolhemos e, aqui, entra todo o dinamismo da comunhão, o saber viver em comunhão”, disse D. Anacleto, acrescentando que Maria é a figura “mais ligada ao acolhimento, como mãe”.

A carta pastoral, que tem por base o Evangelho de S. Mateus, é “um ponto de referência” para “a vivência eclesial na igreja”.

“Este ano, apoie-me no Evangelho de São Mateus que me ajudou a perceber a riqueza e a dimensão do acolhimento e, por isso, optei por um estilo de escrita diferente dos anos anteriores, criando um diálogo com o leitor e colocando orações pelo meio das cartas”, adiantou.

D. Anacleto lembrou ainda a importância do acolhimento daqueles que mais precisam.

“O acolhimento é, muitas vezes, interpretado de um modo muito passivo. As pessoas vêm ter comigo e eu acolho-as, não! O acolhimento obriga-me a sair de mim e ir ao encontro das pessoas, porque elas precisam de ser acolhidas onde elas estão”, referiu o bispo, frisando que o acolhimento é “um ato divino”, porque “começa da parte de Deus.”

No final, o bispo apelou à participação da Diocese em dois eventos “importantes”: a peregrinação a Fátima, que se realiza no dia 27 de outubro; e a celebração da canonização de Bartolomeu dos Mártires, que vai decorrer nos dias 9 e 10 de novembro, em Viana do Castelo e Braga.

Na sessão de abertura do Ano Pastoral, onde também foi apresentado o calendário diocesano com as principais atividades pastorais, estiveram presentes os diversos movimentos e secretariados da diocese.

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias