Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 já têm calendário para peregrinar em Portugal, com o propósito de serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.
Segundo a organização, a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani” vão percorrer as 21 Dioceses do país entre novembro de 2021 e julho de 2023, permanecendo um mês em cada uma, de acordo com o itinerário seguinte: Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal, Angra, Lamego, Bragança-Miranda, Vila Real, Porto e Setúbal.
Em dezembro de 2022, os símbolos estarão à disposição da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, de onde viajarão até à nossa Diocese, onde estarão durante o mês de janeiro de 2023, seguindo um programa que será divulgado a seu tempo. Daqui percorrerão o resto do país, passando por Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Santarém e Lisboa, onde os jovens de todo o mundo se concentrarão, no pressuposto de que estarão reunidas as condições sanitárias adequadas e de que a data da Jornada se manterá.
Entretanto, antes da peregrinação ao longo de Portugal, os símbolos da JMJ vão viajar até Angola já a partir do próximo dia 8 de julho e até 15 de agosto deste ano. Prevista está também a peregrinação em Espanha e na Polónia nos próximos meses, com “datas a anunciar brevemente”, refere a organização da JMJ Lisboa 2023. Por outro lado, estava previsto que os símbolos tivessem passado pela Diocese de São Tomé e Príncipe durante o mês de junho, mas as condições não o permitiram, tendo o evento sido substituído por uma preparação formativa e espiritual para os jovens que irão representar a Diocese em Lisboa.
De destacar que, entre os dias 4 e 7 de agosto de 2022, a Cruz e o Ícone vão estar presentes na Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, que estava programada para 2021, Ano Xacobeo (ano jubilar que se celebra sempre que 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um Domingo; a designação “Xacobeo” ou “Jacobeu” remete para o latim “Iacobus”, de que também deriva o nome “Tiago”), mas que foi adiada, pelas razões conhecidas.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.