“FAZEI O QUE ELE VOS DISSER” – Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade.
Eis o tema do Capítulo Geral XXIV do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) que, de 11 de setembro a 24 de outubro de 2021, reuniu na Casa Geral, em Roma, 170 capitulares provenientes de 97 países. Em tempos de pandemia, este foi um Capítulo todo particular, sob vários aspetos. Adiado por duas vezes, é realizado sob um protocolo assumido com a autoridade da saúde de Roma, que implicava quarentena à chegada, seguida de testagem à Covid 19 e permanência na Casa Geral durante todo o tempo do Capítulo.
A 11 de setembro demos início aos trabalhos de preparação, com um tempo de retiro e formação. No dia 17 de setembro, com a presença do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, foi solenemente aberto o XXIV Capítulo Geral (CG) do Instituto.
Este acontecimento de graça e de comunhão decorreu serenamente, sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora que, do Alto, nos protegeu com o seu manto. Os trabalhos foram intensos, pois foi necessário ajustar a agenda capitular ao tempo reduzido.
Partindo da apresentação e estudo da Relação da Vida do Instituto referente ao sexénio 2014-2020, do Instrumento de Trabalho para o CG XXIV e dos documentos decorrentes do trabalho pré-capitular realizado nas comunidades e pelas capitulares a nível das conferências interprovinciais, com a ajuda de algumas iluminações que nos foram proporcionadas, procedemos ao aprofundamento do tema, com atenção aos tempos que vivemos, discernindo caminhos que, como Instituto, somos chamadas a percorrer nos próximos seis anos.
A meio do Capítulo decorreu o processo de eleição da Madre Geral e do seu Conselho, sob a condução do Reitor-Mor emérito, Don Pascual Chávez, sdb. Assim, no dia 5 de outubro, foi eleita a X sucessora de Sta. Maria Mazzarello, Ir. Chiara Cazzuola, italiana. Seguiu-se a eleição da Vigária Geral e das outras 13 conselheiras, representantes dos diferentes continentes e culturas onde o Instituto está presente.
Prosseguindo os trabalhos de reflexão, a Assembleia Capitular, deixando-se iluminar pela presença de Maria nas Bodas de Caná, acolhendo o mandato “Fazei o que Ele vos disser” e na escuta do Espírito, decidiu três grandes horizontes do caminho do Instituto do próximo sexénio: viver em formação contínua para um novo entusiasmo vocacional; caminhar em sinodalidade; atuar em rede, na ótica da ecologia integral.
O fio condutor destas três dimensões é a qualidade da presença: o nosso ser e estar como Filhas de Maria Auxiliadora e como comunidade. Somos chamadas a viver a vida como vocação e a redescobrir o carisma salesiano em todo o seu dinamismo apostólico, com a nossa identidade mariana.
Quase a concluir o Capítulo, como “cereja em cima do bolo”, vivemos o impensável: a visita do Papa Francisco à aula capitular! Uma surpresa muitíssimo bem preparada! Pois, no cronograma do CG XXIV, constava uma audiência no Vaticano no dia 22 de outubro. Na véspera, foi-nos comunicado que a Santa Sé informara que, devido a um imprevisto, o Papa não nos podia receber, mas enviaria uma vídeo mensagem. Com uma grande desolação e flexibilidade, acolhemos o imprevisto. Procedemos conforme as orientações dadas para este dia. Pelas dez horas, reunidas na sala capitular, enquanto esperávamos a vídeo mensagem do Papa, sob a presidência da Madre Chiara, fizemos uma evocação de S. João Paulo II, cuja memória celebrávamos. Umas Irmãs, pacificamente crentes em tudo quanto tinha sido anunciado; outras, céticas e expectantes da chegada do Papa, pois havia alguns sinais que assim o anunciavam: a vinda dos fotógrafos do Vaticano, os belíssimos arranjos de flores amarelas e brancas que enobreciam os principais ambientes capitulares, o apelo à indumentária de festa e ao asseio das mesas de trabalho, etc. Até que se abrem as portas da sala capitular e entra o Papa Francisco acompanhado pela Madre emérita, Yvonne Reungoat. Com um caloroso e emocionado aplauso, acolhemos o Papa na nossa casa! Uma carícia do Céu e da Igreja.
A Palavra que o Papa Francisco legou ao Capítulo FMA é um chamamento “a renovar o nosso ‘Sim’ a Deus neste tempo, como mulheres e comunidades que se deixam interpelar pelo Senhor e pela realidade, tornando-nos profecia do Evangelho, testemunhas de Cristo e do Seu estilo de vida.”
Regressámos com a responsabilidade de transmitir às 11 Comunidades das Salesianas em Portugal a experiência feita e as linhas programáticas que nos guiarão na Vida Consagrada FMA e na missão educativa, nos próximos tempos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.