Com as eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro, quase 90 presidentes de Câmara estão impedidos de se candidatar por terem atingido o limite legal de três mandatos consecutivos à frente do mesmo município. No Alto Minho, dois nomes do PS - Vítor Paulo Pereira, de Paredes de Coura, e Manoel Batista, de Melgaço - estão entre os autarcas em fim de ciclo. Também Arcos de Valdevez terá novo rosto, uma vez que João Manuel Esteves (PSD) já deixou a presidência para assumir lugar na Assembleia da República; em todo o caso, não poderia recandidatar-se em 2025 por ter atingido o limite de mandatos.
Ao todo, 89 presidentes de Câmara, em todo o país, chegam ao fim do ciclo. Destes, 49 são do Partido Socialista, 21 do PSD ou coligações lideradas pelos social-democratas, 12 da CDU, três do CDS-PP, e quatro independentes. Só nos últimos dois anos, outros 46 autarcas deixaram antecipadamente os cargos para assumir funções no Governo, na Assembleia da República ou no Parlamento Europeu.
A renovação será particularmente visível em distritos como Coimbra (onde seis autarcas socialistas saem), Viseu (oito presidentes em fim de mandato) e Setúbal (quatro Câmaras da CDU e uma do PS). Já no distrito de Viana do Castelo, três dos dez concelhos vão obrigatoriamente mudar de liderança, incluindo duas Câmaras socialistas e uma liderada pelo PSD. A substituição simultânea nos municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço e Paredes de Coura abre espaço para novas disputas políticas e impõe reconfigurações internas, tanto ao PS como ao PSD.
Com 308 concelhos em todo o território nacional, a maioria com Executivos socialistas eleitos em 2021, a renovação autárquica de 2025 será um teste crucial ao posicionamento dos partidos, num ciclo político cada vez mais volátil. A nível local, a substituição dos rostos que marcaram a política municipal da última década abre uma nova fase.
No Alto Minho, essa renovação política começa a ganhar forma com a confirmação dos primeiros candidatos para os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Paredes de Coura.
No PS, João Braga Simões foi indicado para Arcos de Valdevez, enquanto José Adriano Lima e Tiago Cunha, ambos atuais vice-presidentes das Câmaras, concorrem, respetivamente, em Melgaço e Paredes de Coura.
Pelo PSD, José Albano Domingues, líder do PSD de Melgaço, tenta a eleição, e Emília Cerqueira, ex-deputada na Assembleia da República, é a candidata em Paredes de Coura.
O Chega apresenta Luís Rocha como candidato em Arcos de Valdevez.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.