Para assinalar o ano jubilar, os Passionistas não têm previstos «grandes eventos», por causa da pandemia, com exceção de um congresso internacional que está marcado para o período de 21 a 24 de novembro deste ano, em Roma, subordinado ao tema “A sabedoria da Cruz num mundo plural”.
Apesar de todas as condicionantes provocadas pela Covid-19, a Congregação acredita que este ano especial vai possibilitar um «recomeço, uma nova oportunidade para uma vida vivida em plenitude e felicidade».
É com este espírito de esperança e confiança que a comunidade dos Passionistas de Barroselas (constituída por sete padres, um religioso consagrado e um postulante) está a viver este ano especial, através de celebrações sobretudo a nível interno.
«A Congregação não está orientada para grandes expressões exteriores», disse o Pe. Avelino Silva.
Além do congresso internacional, por altura do encerramento do jubileu, constituirão momentos altos das celebrações a festa litúrgica do fundador da Congregação, S. Paulo da Cruz, a 18 de outubro, e a festa de encerramento do jubileu, a 22 de novembro.
Os fiéis que participarem nas celebrações jubilares, até 1 de janeiro de 2022, têm a oportunidade de receber a indulgência plenária, concedida pelo Papa Francisco a pedido do Superior Geral dos Passionistas, o Pe. Joachim Rego.