“Para quem sou eu?”… “porque há pressa no ar!”

Hoje não posso deixar de ter presente a celebração do Dia Mundial da Juventude, no qual os olhos se voltaram para os jovens e para a próxima celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 23).

Notícias de Viana
25 Nov. 2022 4 mins
“Para quem sou eu?”… “porque há pressa no ar!”

Estamos a caminho e experimenta-se que há pressa no ar, ainda que ainda possa entrever através de alguma pequena janela que passa ao lado, certamente por faltar o contágio, já não de qualquer doença, mas de entusiasmo… ou quem sabe se por a todos, onde também me incluo, precisarmos de nos deixar encontrar por Deus, uma e outra vez, e reavivar a esperança, a alegria de nos sabermos habitados, encontrados, acolhendo e escutando desde o interior “és importante para Mim”!

Pergunto-me se estamos a ser capazes de ajudar nesta caminhada, motivando e animando através do encontro entre todos, a começar nas nossas comunidades, e até mesmo nas famílias… se calhar sim, ou melhor, de certeza que sim! Contudo, deixem-me apenas levantar a questão para nos possamos viver com mais intensidade os encontros e ajudar a que cada Jovem (e menos jovem) se deixe encontrar por Quem é mesmo o “Rei” e o Centro e Tudo na Vida e à qual dá Sentido e faz valer a pena viver, gastar e entregar a vida em favor dos outros… 

E, tudo porque há mesmo pressa no ar… Há pressa no ar e no coração de quem se deixa encontrar por Jesus Cristo. Viver este encontro não deixa indiferente, nem acomodado, já não se pode “ficar no sofá”, faz mesmo arregaçar as mangas, colocar os pés ao caminho e sair ao encontro dos outros. De todos aqueles que estão à nossa espera, mesmo que o não saibamos, dos mais frágeis, dos mais vulneráveis, dos mais pobres, dos nossos próximos!

Então, brota no meu coração, uma nova questão que convosco partilho, quem são estes que antes nomeamos?! Quem são os nossos próximos? Ou dito de outro modo, de quem me aproximo?!

Alguma vez me deixei, ou nos deixamos encontrar por Deus, pelo Deus de Jesus Cristo?! Estarei (estamos) dispostos a fazer esta experiência? 

Os Jovens (e todos aqueles que são desde o coração) precisam de ver este entusiasmo no olhar de cada um de nós, naquele brilho, naquela pressa que faz esquecer de nós mesmos e das “nossas coisinhas” para sairmos ao encontro, porque antes, certamente, vivemos o Encontro transformador com Jesus… Afinal, esta pressa brota de conhecermos bem o “para quem sou eu?” ao jeito de Maria de Nazaré «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). É a “pressa boa” a que se refere o Papa Francisco, que faz sair de si mesma e partir ao encontro de quem mais necessita, muito diferente da pressa “não boa” que leva a uma vida vivida superficialmente, sem atenção ao outro. Quem dera, uns e outros, fossemos capazes de contagiar esta alegria e desejar partir sempre ao encontro, mesmo dos que estão ao nosso lado, dos outros e d’Aquele que, cada novo dia, sai ao nosso encontro e, não poucas vezes, nos surpreende.

Ter vivido, ao lado de tantos jovens, este dia apenas posso dizer que há esperança no ar, e também pressa “da boa”, não apenas para viver a JMJ, mas para fazer juntos esta caminhada e pelo caminho ir perguntando-nos “Para quem sou eu?”… Vale a pena confiar, esperar e caminhar ao lado dos jovens, e já agora, agradecer a vida de tantas pessoas que tiveram paciência para caminhar connosco e ajudar-nos a questionar-nos, a sair de nós mesmos, a sonhar… o sonho de Deus!

Vale a pena continuar a sonhar… os Jovens são mesmo “presente de Deus” e conseguem contagiar-nos a alegria, saibamos contagiar a alegria de testemunhar para quem somos…

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias