Outubro é, na Igreja, o Mês das Missões

Dia 24 celebramos o Dia Mundial das Missões. Nunca fui grande defensor dos dias mundiais de...; porém, aceito e compreendo a necessidade de nos recordarmos de realidades e verdades importantes.

Notícias de Viana
22 Out. 2021 2 mins
Outubro é, na Igreja, o Mês das Missões

As missões são uma realidade e é urgente que toda a Igreja se saiba e seja missionária. O Papa Francisco, na senda dos seus antecessores, não se cansa de nos recordar que todos somos missionários, que é urgente sair de nós e irmos ao encontro do outro, conhecer a sua realidade e aprender a escutar, deixando-nos questionar para melhor avaliarmos o que somos e como vivemos.

O Papa grita «não podemos calar o que vimos e ouvimos», como os Apóstolos. Que vemos e ouvimos, hoje?

Conhecemos a experiência dos Apóstolos que transformou as suas vidas. Não foi fácil. Das dificuldades fizeram oportunidades, disso o Livro dos Atos dos Apóstolos é testemunho.

Na sociedade, na Igreja, nas nossas comunidades “a pandemia evidenciou e aumentou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que já tantos padeciam, e desmascarou as nossas falsas seguranças (…). Experimentámos o desânimo, a deceção, o cansaço. Porém, nós não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus (…). Há urgente necessidade de missionários da esperança que, ungidos pelo Senhor, sejam capazes de lembrar profeticamente que ninguém se salva sozinho”. Não podemos calar, também nós, o que vimos, ouvimos e recebemos.

Este é o nosso tempo, o tempo de testemunhar, anunciar, partilhar, ir ao encontro, dar a mão, nos compadecermos, matar a fome, escutar, sobretudo junto dos mais frágeis. A Igreja é para evangelizar, viver em estado de missão, cuidar e dar a conhecer o que acredita e tem no coração. Este é o tempo de arregaçar as mangas, sair do comodismo e derrotismo e, com criatividade, ser solução por uma Igreja mais missionária, mais em saída, mais presente, mais próxima, mais com sabor missionário, revelando a beleza do ser cristão.

Sabemos que se quisermos as coisas podem mudar.

Dia 23, às 21h00, na Matriz de Ponte de Lima, rezaremos pelas Missões. 

Dia 24, Dia Mundial das Missões, é o dia da partilha fraterna com quem não tem o que nós possuímos.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias