Obras de valorização da fachada de igreja de S. Domingos iniciam em outubro

A fachada da igreja de S. Domingos, na Paróquia de Monserrate, vai ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro, no âmbito do programa “Valorizar o Património”.

Notícias de Viana
21 Nov. 2019 2 mins
Obras de valorização da fachada de igreja de S. Domingos iniciam em outubro

A obra, orçada em 150 mil euros e com um prazo de execução de oito meses, deverá começar em outubro e foi apresentada no último sábado, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.

De acordo com José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, a intervenção assinala o arranque da segunda fase do programa municipal que visa, sobretudo, qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território, dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.

Esta nova empreitada junta-se a um vasto conjunto de investimento em igrejas e espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico que apresentavam algumas condições de risco ou desadequadas, designadamente risco de colapso físico, acesso e circuito condicionados, obras de arte em avançado estado de deterioração, ausência de conteúdos e sinalética. 

A intervenção vai permitir a conservação e restauro que passa pelo restabelecimento da integridade física, histórica e estética do conjunto que compreende o tratamento do granito da fachada principal da igreja, o tratamento do pavimento em granito do adro, a conservação da porta de madeira, a substituição dos vãos de madeira por novos, aplicação de sistema electroestático para afugentamento de aves, reposição de pedra nova (em caso de necessidade), trabalhos estruturais e tratamento dos rebocos.

O projeto de obra a desenvolver envolve grande complexidade devido aos danos a tratar, como se pode constatar pelo mau estado de conservação do granito da fachada, nomeadamente na parte inferior, onde é visível o forte decaimento. São detetadas macroscopicamente extensas áreas de intervenções anteriores, denotando a necessidade, ao longo dos tempos, de sucessivas tentativas de atenuar a deterioração galopante do granito.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias