Não é a mesma coisa… Anunciar o essencial… Evangelho… viver testemunhando!

Quando estarei convencida que conhecer Jesus é amá-l’O? Será que penso que este conhecimento é teórico? Terei esquecido que este conhecimento implica o coração e a totalidade da Pessoa de Jesus?

Isabel Lemos
26 Out. 2023 3 mins
Irmã Isabel

Na verdade não é a mesma coisa pensar de um modo ou de outro, tomar partido ou não o tomar. Quem dera pudesse ser mais simples viver o essencial e anunciar como quem vive testemunhando o seguimento da Pessoa de Jesus que transforma a vida.

O Papa Francisco, referindo-se à presença de Deus, afirmava no início do seu pontificado “Ele vive entre os cidadãos promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade, de justiça. Esta presença não precisa de ser criada, mas descoberta, desvendada” (EG71)

Olhar à nossa volta e ver conflitos armados, ódios, violências, deixa-nos com o coração a sangrar. Contudo não podemos deixar de anunciar que é possível a paz, viver como irmãos, ser solidários e viver juntos na nossa Casa Comum.

Hoje, não será a mesma coisa, sentar-me no sofá da comodidade que sair ao encontro do Senhor, no Alto da montanha, deixar-me encontrar por Ele e descer ao sopé onde habitam os irmãos para os escutar, acompanhar e servir-lhes de espelho, sempre e quando o testemunho faça jus ao que anseio viver…

Não é a mesma coisa… viver de olhos abertos e ver o essencial ou de olhos fechados, ignorando a realidade que nos envolve.

Não é a mesma coisa…

Hoje, uma vez mais, tomo consciência do chamamento do Senhor e peço-Lhe a força e a graça para Lhe responder com generosidade, responsabilidade e audácia. Tenho presentes, tantos batizados, tantos missionários, pois anseio ver a todos como “discípulos missionários”.

E, tu estás disposta a escutar a interpelação do Senhor e viver do essencial?! Queres fazer a experiência de te deixar encontrar por Ele?!

Então, não percas tempo, vale a pena e não será a mesma coisa na tua vida e na vida de todos os que se cruzarem contigo.

Deus chama-te e conta contigo. Afinal não é mesmo a mesma coisa… a vida pode ser mais!

Viver com os “corações ardentes e pés no caminho” anima à missão que és, e somos, nesta terra. Não deixes que passe em vão o tempo que tens nas tuas mãos. Abraça-O com coragem e fortaleza e lança-te à aventura da construção de um mundo melhor. Não esperes que outros façam o que a ti te toca, porque não é a mesma coisa!

Como contentar-nos com o mal que nos apresentam, por vezes manipulando factos, forçando perceções da própria realidade, em vez de ver o bem que silenciosamente cintila no meio da escuridão, por entre ruídos ensurdecedores que calam consciências? Não é a mesma coisa procurarmos o sentido que nos ser dado sem oportunidade de entender o caminho, a história… Bom seria que todos conseguíssemos ter uma visão alargada da realidade, usarmos o zoom da nossa retina e viajarmos até ao centro de cada acontecimento para desvendarmos razões, motivos de divisões, discórdias, e guerras e, então, podermos caminhar ao lado, de todos os lados, sem ninguém apoiarmos de tal modo que a todos pudéssemos levar a mensagem da paz.

“Peçamos ao Senhor que nos faça compreender a lei do amor. Que bom é termos esta lei!” (EG101). E, se escutarmos as palavras de São Paulo “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12, 21).

Não é mesmo a mesma coisa… viver o Evangelho ou não o viver!

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias