Misericórdia de Viana assinalou 500 anos com “música no coração”

A igreja da Misericórdia de Viana acolheu, no passado dia 11 de setembro, o concerto “No coração do Barroco”, que homenageou a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo nos seus 500 anos, e todos os vianenses. O evento, oferta da Luís Rufo – Consultoria, Lda, visou ainda “mostrar o tesouro que a igreja da Misericórdia guarda no seu interior, fazendo jus à máxima ‘ouro sobre azul’”.

Notícias de Viana
17 Set. 2021 1 min
Misericórdia de Viana assinalou 500 anos com “música no coração”

No concerto, em que se deu voz ao órgão histórico de 1721, “um dos mais importantes exemplares da arte organeira da região”, foi apresentado um programa musical eclético, numa viagem à volta do período barroco e com temas do Amor e da Alegria. 

Entre as peças que se ouviram, destacaram-se a Cantata “Weichet nur, betrübte Schatten”, BWV 202 de Bach, o Concerto em Ré menor para órgão e oboé, de Alessandro Marcello, o motete “Exsultate, jubilate”, de Mozart e ainda as árias “Ombra mai fu”, de Händel, e “Vota mea Domine redat”, de Silva Leite.

Os intérpretes foram três jovens músicos portugueses, cujo trabalho em música antiga tem merecido da crítica os melhores comentários e elogios, começando pelo organista Rui Soares, titular da igreja dos Clérigos e que a formação nos Países Baixos colocou entre os melhores na execução das obras do barroco, acompanhado por António Vidal e Fabiana Magalhães.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias