Mensagem de um Pároco que vai embora! Aquando da sua saída para outra missão

Pelo ministério da ordenação sacerdotal, os presbíteros são enviados a servir o Povo de Deus em qualquer parte da Diocese. Ao longo destes anos, estive ao serviço destas comunidades. Agradeço-vos, profundamente, tudo o que aprendi e cresci convosco, ao longo destes anos. O tempo passou tão rápido que nem nos demos conta.

Notícias de Viana
21 Out. 2019 2 mins

Pelo ministério da ordenação sacerdotal, os presbíteros são enviados a servir o Povo de Deus em qualquer parte da Diocese.

Ao longo destes anos, estive ao serviço destas comunidades. Agradeço-vos, profundamente, tudo o que aprendi e cresci convosco, ao longo destes anos. O tempo passou tão rápido que nem nos demos conta. 

Numa passagem do evangelho de S. Lucas, Jesus dizia aos habitantes de Cafarnaum que o queriam reter entre eles: “Tenho de ir também às outras cidades anunciar a boa nova do Reino de Deus…”. Jesus não foi enviado pelo Pai para ficar só naquela cidade. De algum modo, o mesmo acontece no ministério sacerdotal (no serviço que os Padres são convidados a prestar à Igreja); a mudança faz parte, a disponibilidade do sacerdote para estar sempre livre para ser enviado para novas missões. Isso mesmo já aconteceu com todos os colegas sacerdotes que foram ordenados comigo, já mudaram de Paróquias. As mudanças, sempre difíceis, ajudam-nos a crescer e a não ficarmos estagnados. 

Nas conversas com o nosso Bispo, como é natural, sempre manifestei a minha disponibilidade para servir a Igreja onde fosse necessário. Foi com este espírito que acolhi a proposta de mudança de Paróquias, sendo enviado às novas comunidades. 

Quero dizer que parto destas Paróquias não com mágoas ou incompatibilidades, mas com imensa e profunda gratidão. Obrigado, o Padre que sou deve muito a cada um de vós. Quero pedir perdão, talvez pela falta de experiência, por nem sempre ter conseguido ter a melhor atitude ou compreensão. Com imensa gratidão por tudo o que vivemos e crescemos ao longo destes anos, saibamos acolher e viver com serenidade e confiança esta nova vontade de Deus. 

Peço que acolhais o novo Pároco tão bem como sempre o fizestes comigo.

Assina o Pároco que, escutando a Voz de Cristo, vai para outros lugares

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias