Memória agradecida: Flávio Gonçalves, seminarista do 5º ano de Teologia

É sempre perturbador receber uma notícia difícil, principalmente quando essa implica alguém que nos é querida. De facto, a morte de D. Anacleto foi algo trágico e uma perda incalculável para a nossa diocese. Inevitavelmente, começo a pensar em todas as vezes em que estive com o prelado, as eucaristias na Sé, a semana Santa, […]

Notícias de Viana
20 Set. 2020 2 mins
Memória agradecida: Flávio Gonçalves, seminarista do 5º ano de Teologia

É sempre perturbador receber uma notícia difícil, principalmente quando essa implica alguém que nos é querida. De facto, a morte de D. Anacleto foi algo trágico e uma perda incalculável para a nossa diocese.

Inevitavelmente, começo a pensar em todas as vezes em que estive com o prelado, as eucaristias na Sé, a semana Santa, as visitas pastorais, as reuniões no seminário, nas quais muitas vezes nos contou histórias da sua vida pastoral e até da sua vida pessoal, entre outras tantas ocasiões das quais, de uma maneira ou de outra, todos bebemos da sua sabedoria.

Contudo, o que me veio primeiro à mente foi a sua calma, aquela serenidade que tranquilizava tudo e todos, mesmo nos momentos mais conturbados. Uma das memórias que, pelo menos para mim, prova está premissa, sucedeu-se na procissão da N.S. do Minho. Depois de tanto balouçar a caminho do topo da montanha, a imagem cai do camião em que se deslocava. Como íamos logo atrás, paramos imediatamente. Porém, ainda antes de ver o dano real (que acabou por se tornar quase nulo), o D. Anacleto era o elemento tranquilizador para todos os intervenientes, relembrando que era preciso procurar uma solução e não continuar a lamentar para o problema.

De facto, salientam-se aqui semelhanças entre o bispo e São Paulo, que revelou mais que uma ver ser o “homem da sua vida”. Vemos que são ambos homens muito práticos, ou seja, não procuram ficar pela teoria, pelas ideias, mas que não têm problemas em ir até ao “fim do mundo” para anunciar a Sua mensagem.

É visível que é um duro golpe para todos os diocesanos perder um bispo desta maneira, principalmente por se tratar alguém tão próximo de todos. É um exemplo para todos, quer como pessoa, quer como pastor do rebanho do Senhor. Sem dúvida que deixará saudade no coração de todas as suas ovelhas.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias