Memória agradecida: Diogo Fernandes, jovem diocesano

Caro D. Anacleto,Esta carta é para si. Disse um dia: “Somos Igreja que agradece”. Hoje, é a vez de Viana do Castelo lhe agradecer eternamente tudo aquilo que fez nesta e por esta diocese do Alto Minho. Nesta hora, choramos a sua partida totalmente inesperada. Ficamos apáticos com a notícia que assombrou a nossa Diocese […]

Notícias de Viana
23 Set. 2020 3 mins
Memória agradecida: Diogo Fernandes, jovem diocesano

Caro D. Anacleto,Esta carta é para si.

Disse um dia: “Somos Igreja que agradece”. Hoje, é a vez de Viana do Castelo lhe agradecer eternamente tudo aquilo que fez nesta e por esta diocese do Alto Minho.

Nesta hora, choramos a sua partida totalmente inesperada. Ficamos apáticos com a notícia que assombrou a nossa Diocese e questionamo-nos sobre o “como” e o “porquê”. Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil…

Sempre acompanhado pelo seu caderninho preto, sorridente e sempre com bom humor. É assim que o lembro.

Tive o privilégio de ser crismado pelas suas mãos. Perguntava-me várias vezes: “Mas afinal, a quantas coisas pertences tu, rapaz ?”, e ao mesmo tempo gabava-se que eu tinha sido “bem crismado”. Eu sorria.

Numa altura, tive o desplante de lhe enviar um e-mail (à revelia do meu pároco) perguntando se, eventualmente, teria um “espacinho” na sua agenda para presidir a uma procissão com a cruz peregrina. Alertei-o que, por ser a meio da semana, a assembleia presente tenderia a ser um número reduzido. Respondeu-me de uma forma simples a dizer para tratar de tudo pois estaria presente. Mais abaixo, no e-mail, dava-me um raspanete: “Diogo, se Jesus disse: onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles, por que é que eu não poderei estar também?”.

Quero aproveitar para também lhe pedir desculpa pois desrespeitei-o variadíssimas vezes quando não queria que lhe tirassem fotografias ou quando não queria discursar e eu dava-lhe o microfone para a mão… mas era a minha função.

Confiou em mim para ser colaborador do Notícias de Viana e membro da Pastoral Juvenil. Não me arrependo de ter aceite o convite mas tenho a consciência que poderia ter dado mais de mim a estes projetos de tal forma a seguir os seu passos de ser #Escravodetodos. Ficou muita coisa guardada no tal caderninho mas tenho fé que o seu sucessor continue o bom trabalho pastoral que o D. Anacleto havia projetado.

Sr. Bispo, vai deixar saudades. Certamente terá encontrado o seu lugar no reino dos céus, mas é com uma dor imensa no coração que o vemos partir. Nesta hora difícil, devemos encontrar conforto na nossa fé e pedir a Deus que o acolha e que lhe dê o merecido descanso eterno.

Despeço-me com a confirmação de algo que outrora alguém disse: o Sr. Bispo tinha o dedo de Deus!

Um abraço do jovem Diogo

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias