O município de Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável atribuída pela EarthCheck, entidade líder mundial em certificação de destinos turísticos sustentáveis, acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). O concelho atingiu o nível quatro do Selo Prata, o último patamar antes da certificação Ouro.
Segundo a autarquia, “este reconhecimento coloca Melgaço entre os destinos turísticos sustentáveis de referência a nível internacional, consolidando o seu compromisso com o turismo responsável e ambientalmente consciente”.
Atualmente, Melgaço é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção, e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira. “Atingir o nível quatro do Selo Prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida, e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
O autarca destacou, ainda, que “a sustentabilidade não é, contudo, uma meta, mas sim uma jornada, e que Melgaço está comprometido com esse caminho”. “A nossa produção de energia verde é largamente superior ao nosso consumo total, e temos conseguido reduzir as emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem como fazer um uso racional e sustentável de água, áreas onde temos conseguido ser reconhecidos pela EarthCheck como melhor prática”, especificou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.