O Bloco de Esquerda (BE) esteve em campanha junto das Escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o objetivo de “apresentar as suas propostas dirigidas à juventude” nas áreas de mobilidade, educação, emprego e saúde mental.
Entre as principais medidas apresentadas pelo partido, destaca-se “o fim do alargamento do período experimental para quem procura o primeiro emprego ou está em situação de desemprego de longa duração”.
O BE defende, ainda, a gratuitidade dos transportes públicos para todos os jovens até aos 25 anos, no âmbito de uma proposta distrital que visa, também, “criar uma rede regional de transportes com base na ferrovia, como eixo central de mobilidade”.
As dificuldades financeiras enfrentadas por estudantes do ensino superior também foram tema recorrente nas ações de campanha. O partido quer “eliminar as propinas nas licenciaturas, nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e nos mestrados integrados”, propondo “o alargamento e reforço dos valores das bolsas de estudo”, bem como “a criação de uma rede pública de alojamento estudantil para estudantes deslocados”. Para quem frequenta cursos profissionais fora da área de residência, o BE sugere apoios específicos.
No plano da saúde mental, o partido defende a contratação de mais psicólogos para as escolas, com o objetivo de “alcançar o rácio de um psicólogo por cada 500 alunos”.
Paralelamente, o partido defende “o apoio à participação dos jovens e das associações estudantis nas decisões políticas, o reforço das campanhas de sensibilização sobre os direitos das crianças e dos jovens, e a criação de mais apoios à cultura, com destaque para jovens artistas e projetos em escolas, promovendo, também, a coesão territorial na distribuição dos financiamentos”.
A mobilidade, o acesso à educação e o apoio à cultura surgem, assim, como prioridades da campanha do Bloco de Esquerda junto do eleitorado jovem no distrito de Viana do Castelo.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.