No dia em que a Igreja em Portugal celebrou a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, decorreu, na Sé Catedral de Viana do Castelo, um momento de Adoração seguido de Oração de Vésperas, presidido pelo Administrador Diocesano, Mons. Sebastião Pires Ferreira.
No homilia, salientando a importância da celebração, referiu que é por meio dela “que a Igreja, ainda com o coração inundado dos aleluias pascais e, sobretudo, inflamada pela receção do Espírito Santo, dá largas à sua gratidão para, num ambiente apropriado de júbilo e adoração, celebrar o Mistério Eucarístico, o Verdadeiro Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, recebido condignamente, atualiza, pela fé, em cada tempo e em cada pessoa, os Seus frutos de doação real da vida que operam, no interior dos humanos, a santidade”.
Mons. Sebastião Pires Ferreira lamentou, ainda, os condicionalismos que impediram a realização da habitual Procissão do Corpo de Deus. “Infelizmente, mercê do confinamento resultante da pandemia covídica, mais uma vez não podemos sair em Procissão pelas ruas da cidade, ou seja, pelos caminhos dos homens, a fim de, religiosa e publicamente, «anunciarmos a Morte de Cristo e proclamarmos a Sua Ressurreição»”, declarou.
No final, sob o signo do refrão “Vinde, Senhor Jesus!”, deixou quatro pedidos. Em primeiro lugar, suplicou pela construção de uma “cidade terrena”, alimentada por “uma cultura de inspiração evangélica” e respeitadora dos direitos humanos. Em seguida, rezou pela vida e bom sucesso do movimento ecuménico, desejando que se “encaminhe para a comunhão de todos os cristãos, sob a égide de Pedro, vivendo numa única Igreja, a Tua Igreja”. Por outro lado, pediu para que a Igreja de Cristo seja “o fermento protagonista de uma sociedade global que cuide do nosso planeta e da humanidade, que não fomente o ódio e não incite à violência, que não se deixe corromper e desagregar, mas que crie laços firmes de fraternidade e de paz, testemunhando, na vida”, os apelos do Papa Francisco de conversão ecológica e pastoral.
Por fim, intercedeu pela eleição de um novo Bispo Diocesano, incentivando, posteriormente, a um reforço da oração por esta mesma intenção. “Vinde, Senhor Jesus! — e, adorando-Te neste Pão Sagrado, Te suplicamos que, pela intercessão de Santa Maria Maior, padroeira da nossa Diocese e Mãe da Igreja, de São Teotónio, de São Paulo VI e de São Bartolomeu dos Mártires, que esta Diocese, seja, quanto antes, provida com um Bom Pastor, sucessor dos Teus Apóstolos, para que todos nos sintamos, verdadeiramente, membros convictos e activos da e na Tua e nossa Igreja”, rezou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.