Acordo cedo e gosto de ocupar o meu tempo. Primeiro, como outro dia, ouvi o testemunho de um colega que respondeu a quem lhe perguntou onde gostava de rezar:
– De manhã, na cama!
Pois eu, ainda antes do chilrear dos pássaros que andam à volta da casa, já levanto as minhas preces particulares e oficiais, pois o ofício de leitura e as Laudes hoje estão a jeito no iBreaviary instalado no smartfone, permitem este conforto a quem vive só e não vai ligar o aquecimento, e ali está-se bem e na presença d’Ele.
Depois, gosto de, feita a meditação pelo “Passo a Rezar” da Rede Mundial de Oração do Papa, passar os olhos pelas redes sociais.
Hoje encheu-me e deu-me ânimo, ao ver este bom exemplo que relato com encómios. Trata-se da encenação das Bodas de Caná, numa celebração para crianças, feita – e que bem – pelas catequistas e pelos pequenos, com o diálogo evangélico das poucas palavras que a Senhora e Mãe tem na Bíblia.Parabéns minha gente de Formariz, em Paredes de Coura. Parabéns, Pe. Alberto.
Quando eu, há dias, sábado, numa das comunidades, por causa da pandemia (?), só tinha três crianças e dos primeiros anos na catequese, ali, vi toda a gente mobilizada. Quer dizer que tem que haver iniciativas, temos que ter criatividade.
Também já o fiz com a Samaritana junto do poço de Jacob, com os dez leprosos, mas noutros tempos, quando a minha genica, ainda era muito viva.Hoje, dando lugar a iniciativas, vejo às vezes coisas que me agradam, outras nem tanto.
As redes sociais servem também, e de que modo, para evangelizar.
No segundo Domingo do Tempo Comum, trouxe para a minha homilia este exemplo da catequese de Formariz e o das acólitas de Paderne, em Melgaço, a que me referi na minha última colaboração neste semanário.São dons, de que nos falava a segunda leitura desse Domingo, que temos que pôr em comum.
A mim, Ele deu-me o gosto de escrever.
E faço-o, em tarde de Domingo.
Se o dom não vos der jeito, acreditem que é o que tenho…
E quem reparte o que tem, a mais não é obrigado. Partilha os teus dons, pode ser o conselho.
E fico-me por aqui.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.