“Foi há cinquenta anos que cheguei aqui para cumprir um mandato do Arcebispo de Braga, servindo no Sacerdócio de Cristo, no qual todos participamos”, afirmou o Pe. Abílio ao iniciar a homilia da celebração, que coincidindo com o 1º Domingo do Advento, foi, também, ocasião para, revisitando o seu ministério ao serviço da comunidade de S. Pedro de Gondarém, refletir sobre a natureza do tempo.
“O tempo fala por si e, nesta senda, o tempo, como nos diz o Advento, torna-se profeta”, sustentando, de igual modo que, “o sacerdote, como o pai, a mãe e o catequista, por exemplo, é imagem daquele que vigia”. “Gostava que a minha vida, passado, presente e futuro, fosse uma vida de edificação e não de escândalo, para que, cada um, olhando para o sacerdote se possa lembrar de Cristo”, acrescentou.
No final da celebração, recordando o ano de 1970, Hipólito Ferreira, que fez parte daqueles que angariaram fundos para o acolhimento ao novo Pároco, lembra a presença do Arcebispo de Braga, D. Francisco Maria da Silva, na ocasião, e o ambiente de festa. “Quando o Pe. Abílio cá chegou, ainda fazíamos parte da Arquidiocese de Braga”, salientou, para destacar o tempo decorrido desde então. Por seu turno, Américo Pereira, que coordena o grupo coral, certifica que se trata de um “marco importante para a Paróquia e para o Pároco”, confessando que se sente muito feliz, tal como Deolinda Conde que, ainda assim, revela que “as comemorações estavam previstas de outro modo, mas foi o possível, dentro das circunstâncias que atravessamos”. Já D. Olinda, de 95 anos, a mais velha de todos os paroquianos presentes, confidenciou que chegou a assustar-se com a festa de há 50 anos, mas certifica que o “Pároco é muito boa pessoa”.
O Pe. Abílio da Costa Oliveira nasceu a 4 de fevereiro de 1943, sendo natural da Paróquia de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão). Frequentou os Seminário de Braga e foi ordenado a 14 de julho de 1968. Neste momento, além de Pároco de S. Pedro de Gondarém, é Pároco de S. Tiago de Sopo e Capelão e Reitor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira.