Externato S. João Bosco celebrou Festa da Gratidão

“A Festa (da Gratidão) representa a gratidão dos primeiros alunos”. Foi desta forma que a diretora do Externato S. João Bosco (Viana do Castelo) descreveu a festa que teve lugar no passado dia 14 de maio, começando com a Eucaristia de manhã, que contou com a presença de D. João Lavrador, e com uma festa […]

Notícias de Viana
19 Mai. 2022 3 mins
Externato S. João Bosco celebrou Festa da Gratidão

“A Festa (da Gratidão) representa a gratidão dos primeiros alunos”. Foi desta forma que a diretora do Externato S. João Bosco (Viana do Castelo) descreveu a festa que teve lugar no passado dia 14 de maio, começando com a Eucaristia de manhã, que contou com a presença de D. João Lavrador, e com uma festa organizada pelos alunos na parte da tarde.

Na Eucaristia, o prelado falou do gosto que teria em voltar à infância. “Deste modo seria muito mais fácil explanar o conteúdo da Palavra proclamada e demonstrar o quanto Jesus gosta de todos”, afirmou.

D. João explicou que, no Evangelho, Jesus fala através de acontecimentos, recorrendo ao exemplo das Bodas de Caná, episódio que trespassava aquele que foi proclamado. “Para se ser alegre, tem que se viver num “casamento permanente”, tem que se demonstrar este amor pelo próximo como os noivos o mostram a todos os presentes. E Jesus partilha esta festa, na Eucaristia”, comentou.

“Maria esteve sempre atenta ao que faltou e viu que o vinho acabou, que é o mesmo que dizer que a alegria se esteve a esgotar. Com isto, procura que escutem Jesus, ao pedir que fizessem ‘tudo o que Ele vos dizer’”, explicou.

Por fim, o Bispo pediu para todos agradecerem aos colegas e aos professores por ajudarem a procurar Jesus e, principalmente a Maria Mazzarello que, há 150 anos, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Depois de 2 anos sem festa, nos quais o Externato manteve o ritmo das aulas, mesmo nas plataformas digitais, mas que não foram fáceis, houve uma necessidade de todos se adaptarem à realidade, mas sem parar o acompanhamento. A Joana Lopes, do 3º ano, disse que a maior dificuldade foi ao nível da aprendizagem, ou seja, que a diferença do presencial para o online era enorme. Já o Francisco Castro, do 1º ano, referiu que o que mais custou foi o regresso à escola com o uso da máscara.

O Externato é, assim, uma escola de, acima de tudo, valores cristãos. André Lousinha, ouvido pelo Notícias de Viana, disse que o escolheu pela complementaridade ao ensino, em que encontra uma forte componente espiritual e humana. A diretora, Helena Cunha, disse que o carisma das Irmãs Salesianas é importantíssimo, pois é possível viver num ambiente em que os valores são a base, e a educação é o foco principal de todos os envolvidos. A Ir. Linda Vieira, responsável pela Pastoral Juvenil, referiu que a missão educativa passa por evangelizar através do ensino.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias