Hoje um tempo novo, mês novo e Vida Nova acontecer como quem tece no tear da vida novas histórias ou histórias de sempre, narradas com o desfiar do novelo ou dos novelos que dão cor e sentido a cada novo dia… ao tempo e espaço por todos nós habitado. Que bela experiência a de nos […]
Hoje um tempo novo, mês novo e Vida Nova acontecer como quem tece no tear da vida novas histórias ou histórias de sempre, narradas com o desfiar do novelo ou dos novelos que dão cor e sentido a cada novo dia… ao tempo e espaço por todos nós habitado. Que bela experiência a de nos sentirmos parte de um todo, partícipes da mesma construção, ainda que fruto do entrelaçar de tantos fios de novelos bem diferentes, tecendo redes, construindo comunhão, participando em “sinodalidade” da mesma missão!
E, por falar em beleza, não posso deixar de ter presente que este mês guarda em si, e para nós, a participação da gratidão, quer na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, quer na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus…
Gratidão? Dirão alguns. Outros, certamente sorriem ou, pelo menos, começam por esboçar um ténue sorriso. Contudo, deixem que fale em gratidão em relação a estas duas Solenidades de um modo simples e sem pretensão de grandes lições, mas como quem narra experiência, vida contada como se da história se tratasse.
Gratidão porque a Eucaristia é gratidão, ação de graças por excelência, é dizer “obrigado/a” por tudo e por tanto, pela Tua vida, Senhor Jesus, entregue até ao fim sem esperar nada em troca, pelo Teu convite a fazermos o mesmo, aqueles que Te seguimos e queremos aprender de Ti em cada novo amanhecer, e, como Tu, vivermos em ação de graças, com uma vida cada vez mais parecida com a Tua.
Quem dera, nestes dias possamos encontrar o tempo para fazer festa com tantas das nossas crianças que se aproximam pela primeira vez de Jesus Eucaristia, e vejam em cada um de nós que Jesus Eucaristia é mesmo muito Importante nas nossas vidas… quem dera não seja a primeira festa e fique por aí o número de vezes… que o nosso testemunho seja de alegria, júbilo e credível, porque a Eucaristia é, verdadeiramente, o Centro das nossas vidas!
No fundo, e perdoem-me se exagero, aprendermos a ser ao jeito da Eucaristia, ação de graças contínua, deixando que a nossa vida seja cada vez mais eucarística. Pois, têm razão, já estou a deixar que fale o coração, mas este apenas sabe de gratidão, e muito deseja tecer histórias gratas aos olhos de Deus, não apenas sozinha, mas com tantos e com todos, como quem aprende a dizer com a vida “A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que O amam” (Sl 102-103).
E já agora, por falar em coração, tal como antes comentava a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que entre nós adquire uma bela expressão traduzida em peregrinação com gratidão, em memória, fazendo festa e manifestando que de coração queremos viver, indo ao Encontro de Quem é Tudo e Sentido no nosso diário viver, celebrar a ação de graças com beleza e participação de tantos, tornando presente a beleza do tecido que entre todos tecemos na nossa querida Diocese. Fazer o caminho do coração, ainda que os pés se possam ressentir da caminhada, da subida até ao Monte de Santa Luzia, onde, de braços abertos, a todos espera para celebrar o Encontro, o Sagrado Coração de Jesus!
Afinal, tudo é dom e graça. Estejamos dispostos/as a acolher os dons que nos são oferecidos e a testemunhar com a vida que o Senhor ama e chama pelo nome… Só assim poderemos anunciar, testemunhando com a vida, que Ele continua a chamar.
Não se escuta?
Será que não sei ser porta-voz?!
Será que não estou a contagiar, a testemunhar nada que valha a pena?!
Será?!…
E, se de graças fosse a vida tecida?!
Hoje, e neste tempo, peço ao Senhor a graça de que seja Ele a guiar-me, e peço-Lhe que a todos ilumine e guie.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.