Um grupo de doze paroquianos de Vitorino dos Piães, Poiares e Navió vão partir, dia 30 de junho, em missão para Itoculo, em Moçambique. O projeto “Missão Nakumi”, que significa “estamos vivos”, decorre até dia 22 de julho e está integrado no lema “Todos, Tudo e Sempre em Missão” da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário, que se iniciou em outubro de 2018 e culmina em outubro de 2019.
“Estamos a viver o Ano Missionário e, a convite do padre Raul Viana, da família espiritana e pároco desta paróquia, este grupo vai partir em missão para Moçambique para levar esta alegria de sermos Cristãos e Filhos de Deus àquele povo”, explicou Cláudio Belo, pároco de Vitorino dos Piães.
Esta ação de voluntariado missionário é composta por uma equipa com idades compreendidas entre os 19 e os 60 anos de idade que intervirá em várias áreas: educação, saúde, pastoral e construção.
Raquel Barbosa, de 19 anos, disse ao Notícias de Viana que partir em missão “é algo que queria fazer há algum tempo e o facto de termos um tio padre em Moçambique incentivou-me ainda mais”.
“A área que nós vamos intervir mais é na educação e na pastoral. Vamos falar muito no Ano Missionário, dar apoio nas bibliotecas e atl, mas acima de tudo fazer algo de diferente por eles”, acrescentou.
Já Isabel Rosas, de 50 anos, e Alice Carvalho de 60 partem para a concretização de “um sonho”.
“Este ano surgiu a oportunidade de concretizar um sonho e, por isso, partimos em missão para auxiliar ao máximo e levarmos um pouco da nossa cultura para lá”, disseram.
As duas voluntárias acrescentaram ainda que vai ser um “desafio”, mas uma experiência “enriquecedora” quer para quem vai e para quem lá estiver.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.