A Catedral acolhe, no próximo dia 29 de dezembro, às 15h30, a Celebração Eucarística durante a qual João Basto e Paulo Alves, candidatos ao presbiterado, serão ordenados diáconos, enriquecendo a Igreja Diocesana de Viana do Castelo. A Eucaristia, que decorrerá em pleno tempo de Natal, concretamente no dia em que a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família, será presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.
João Basto tem 23 anos e é natural da paróquia de Carreço, no arciprestado de Viana do Castelo, estando, atualmente, a fazer o seu estágio pastoral na paróquia da Correlhã, no arciprestado de Ponte de Lima. A poucos dias deste passo tão significativo, partilhou com o “Notícias de Viana” os sentimentos que o habitam: “Passados alguns anos de formação, onde fui aprendendo a ler e a sentir o modo concreto a partir do qual Deus me desafia, aproximar-me da ordenação diaconal impõe, estranhamente, um abrandamento de ritmo. De facto, com ela chega um convite para que, deixando uma velocidade entranhada inconscientemente no dia-a-dia, Jesus possa conquistar, cada vez mais, espaço na minha vida, tomando, totalmente, o lugar de dianteira do caminho que, continuamente, se vai abrindo. Por outro lado, celebrando este momento dentro da oitava de Natal, recordo-me o quanto a minha história pessoal e comunitária, até este momento, se cruza, o mais das vezes, com a história viva de todo o Povo de Deus, na tensão constante entre a fidelidade e a infidelidade, que o nascimento de Jesus, entre-nós, reconcilia definitivamente. Por fim, apercebo-me que possivelmente o epicentro deste momento esteja, em realidade, na interpelação a ir depurando, sempre mais, o meu coração – expetativas, desejos, inquietações, dúvidas – para o entregar verdadeiramente e, assim, compreender melhor as palavras do Pai na parábola: «Filho (…) tudo o que é meu é teu»”.
Paulo Alves tem 24 anos e é originário da paróquia da Correlhã, no arciprestado de Ponte de Lima, estando, neste momento, a fazer o seu estágio pastoral nas paróquias de Perre e Outeiro, no arciprestado de Viana do Castelo. Tal como João Basto, partilhou com o “Notícias de Viana” aquilo que lhe vai na alma neste momento, recordando aqueles que o ajudaram neste percurso: “Neste momento de singular importância, ocorrem-me dois pensamentos. Por um lado, a alegria por me sentir interpelado por Jesus Cristo para O seguir no ministério sacerdotal e, por outro lado, um certo receio perante a grandeza de tal seguimento, perante as limitações próprias da natureza humana. De facto, a minha caminhada de discernimento vocacional foi-se tecendo ao longo dos anos, nos quais fui sentindo que Jesus me chamava. E para tal foram cruciais os contributos de diversas pessoas – família, pároco, catequistas e uma amiga religiosa – que, assistindo ao meu crescimento humano e cristão, me lançaram o desafio de refletir sobre tal possibilidade. Por conseguinte, durante estes anos de formação no Seminário, tenho levado a cabo uma progressiva configuração ao Bom Pastor, procurando, a partir de cada encontro pessoal e comunitário com Ele, seguir o Seu exemplo, indo ao encontro de todos os que vivem nas periferias existenciais. Não posso, por isso, deixar de considerar as pessoas que comigo têm feito caminho, auxiliando nesta exigente tarefa de me preparar para o serviço à Igreja de Cristo. Assim, neste misto de alegria e receio, assalta-me a confiança de que o Senhor não me abandonará e, tal como me chama continuamente a servi-l’O, também transformará as limitações em momentos de graça”.
A partir de dia 29, ambos enriquecerão a Diocese, servindo-a de modo ainda mais generoso e abnegado.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.