Dignidade da vida foi tema de debate na Diocese

No encerramento da Semana da Vida, a associação in familia, em conjunto com a Pastoral da Família da Diocese de Viana do Castelo, promoveram uma “Ação Pró-Vida e Família” no passado dia 15 de maio, com vista a promover uma maior consciência para o valor da vida e para a importância da estrutura familiar. Na […]

Notícias de Viana
19 Mai. 2022 3 mins
Dignidade da vida foi tema de debate na Diocese

No encerramento da Semana da Vida, a associação in familia, em conjunto com a Pastoral da Família da Diocese de Viana do Castelo, promoveram uma “Ação Pró-Vida e Família” no passado dia 15 de maio, com vista a promover uma maior consciência para o valor da vida e para a importância da estrutura familiar.

Na primeira parte, direcionada mais para a realidade do aborto, falou a Dra. Maria José Vilaça, psicóloga especializada na área do aborto e parte integrante da “Vinha de Raquel”. De seguida, o Dr. José Miguel Lopes, especialista em cuidados paliativos na ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, referiu que é importante falar da vida na sua globalidade, incluindo o fim da vida.

Seguiu-se a conferência do Professor Doutor João Duque, que mostrou uma perspetiva ética da vida.

“Ninguém produz vidas humanas, o que a torna nesta dádiva gratuita e imerecida, visto que não é pedida. Desta forma, a vida pessoal é para o outro e não para o próprio, nesta responsabilidade de viver para o próximo e não isolado”, afirmou.

No fim da manhã, foi possível refletir sobre o que é ser “pró-vida”, com o advogado e ex-deputado, Dr. António Pinheiro Torres. Disse que “o que nos move é o bem que vemos praticado e não o mal”, ou seja, o foco é fazer o bem e trabalhar em prol disso com o melhor que cada um tem.

A parte da tarde, já mais direcionada à família, foi introduzida com um vídeo sobre o matrimónio e as suas implicações na educação dos filhos e no próprio casal. Depois foi a vez do casal Eduarda e André dar o seu testemunho, dizendo que hoje há uma cultura que procura mais garantias do que compromissos, “É necessário assumir o compromisso de “aprender a ser feliz, fazendo os outros felizes”, referiram.

De seguida, e para concluir a mesa-redonda, o casal Cecília e Rui, mencionou que uma sólida estrutura familiar é importante para a boa formação dos filhos, e que eles precisam de ver um casal unido, pois eles aprendem sobretudo pelo exemplo. Assim, o foco tem que ser o futuro dos filhos, para que sejam felizes, dando um contributo real à sociedade.

Para acabar o dia, o presidente da mesa da Assembleia Geral e da Direção da associação, Fernando Almeida, fez um resumo breve do que foi o dia e do que disse cada um dos palestrantes. Por fim, agradeceu a todos os presentes, com o desejo de percorrer Portugal com esta missão e de, um dia, voltar à Diocese de Viana do Castelo

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias