Na homilia, D. João Lavrador centrou-se no Evangelho, colocando em ênfase a necessidade de numa vivência em comunidade na experiência da Ressurreição. “A comunidade Cristã não é descartável e sem ela não se realiza a experiência da Ressurreição. Não se realiza Páscoa”, afirmou, salientando que “a comunidade é imprescindível”.
“Será que já fizemos a experiência do Ressuscitado? Já nos encontramos na Eucaristia, nos sinais da comunidade, na alegria, nos efeitos e na partilha? Abramo-nos à palavra de Jesus Cristo Ressuscitado e procuremos tudo que é formação como a catequese, assíduos à Eucaristia e à partilha com o irmão”, acrescentou, terminando: “A nossa missão é ser testemunho que nos vem do Evangelho, a partir deste Cristo ressuscitado. Sintamos a alegria esfusiante do Evangelho, que nos leva ao encontro do outro.”
Após a homilia, seguiu-se a renovação do Compromisso de todas as Legionárias e Legionários ativos presentes, junto da “VEXILLUM LEGIONIS”
Finda a Eucaristia, todos cantaram o “Hino da Legião de Maria” cujo refrão traduz o amor a Maria das Legionárias e Legionários: “É a Virgem, a mãe legionária. É Maria, Raínha do Céu. Que nos faz ser a luz missionária, Para o mundo levar até Deus.
A festa da Ácies terminou com um lanche partilhado no Centro Paroquial de Monserrate.