No II Encontro Bíblico-litúrgico, que decorreu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, D. João Lavrador partilhou a sua “alegria” em servir a Diocese de Viana do Castelo, que contribui para a renovação da sua entrega a Cristo. “Esta é a primeira iniciativa em que estou a participar como Bispo diocesano”, declarou, salientando a importância da liturgia que é “bela, sublime e profunda”. “O Concílio Vaticano II, ao falar da liturgia, convida a que nós a celebramos de maneira consciente e, para isso, é preciso formarmo-nos”, afirmou, defendendo que “é a Igreja que faz a liturgia” através da “interpretação e vivência da comunhão com Cristo”.
Já na reunião com os responsáveis pelos secretariados, o Bispo diocesano recordou a importância da caminhada sinodal, apelando a que o ajudassem “a conhecer e entender o trabalho desenvolvido na Diocese, a nível pastoral”. “Trago o entusiasmo, a alegria e a esperança que levei para todos os lugares por onde passei”, disse, assegurando que quer trabalhar “com todos”.
D. João Lavrador alertou ainda para “o novo tempo da Igreja”, em que “a comunhão, participação e missão” são “essenciais” para evangelizar.
No encontro estiveram presentes os 16 secretariados, que fizeram uma breve apresentação da sua missão diocesana, dando a conhecer os seus principais projetos e sonhos, e confidenciando os desafios, sobretudo, em tempo de pandemia.