Conselho Presbiteral considera que a próxima JMJ «é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada»

Reuniu, no passado dia 03 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, o Conselho Presbiteral da Diocese de Viana do Castelo, sob a presidência do Bispo Diocesano.

Notícias de Viana
10 Jan. 2020 3 mins
Conselho Presbiteral considera que a próxima JMJ «é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada»

O encontro começou com a Oração de Laudes. Na sua reflexão, D. Anacleto Oliveira recordou S. Francisco Xavier, no dia da celebração da sua memória, e S. Bartolomeu dos Mártires, na primeira reunião após a sua canonização, como “homens que, vivendo mais ou menos no mesmo período, ainda que em contextos diversos, se esgotaram pelo anúncio do Evangelho”. A ambos confiou a realização dos trabalhos.

Após a verificação de presenças e a leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior, antes da ordem do dia, os sacerdotes presentes fizeram uma breve avaliação da Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima, ocorrida no passado dia 27 de outubro, e de alguns aspetos relacionados com as últimas nomeações sacerdotais.

De seguida, teve início a reflexão sobre o tema central da reunião: sugestões para o projeto pastoral para os próximos anos. Entre as várias ideias apresentadas, destacaram-se as seguintes: valorização do percurso de iniciação cristã; reestruturação da pastoral juvenil, aproveitando a proximidade da Jornada Mundial da Juventude em Portugal; possível reorganização pastoral da Diocese; revisão do perfil das comunidades paroquiais; necessidade de superação de uma mentalidade clerical; maior responsabilização e maior aposta na formação dos leigos.

A partir de todas as ideias apresentadas, foi consensual que a realização da próxima Jornada Mundial da Juventude em Portugal, em 2022, é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pela Igreja, nomeadamente pela Diocese. Neste sentido, e ainda sem traçar nada em concreto, o Conselho sugeriu que fosse dada prioridade à pastoral juvenil ao longo dos próximos anos pastorais, tendo presente a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Cristo Vive do Papa Francisco. 

Já depois do almoço, teve lugar a análise e revisão do novo estatuto do Conselho Pastoral Diocesano, no qual sobressai uma redução do número de membros, tendo em vista uma participação mais ativa e frutuosa por parte de todos.

Os participantes pronunciaram-se, posteriormente, sobre a atualização do vencimento base dos sacerdotes da Diocese e deram sugestões sobre o destino da renúncia quaresmal 2020. 

Seguidamente, foram apresentadas propostas para santuários diocesanos. O Conselho Presbiteral manifestou, ainda, a vontade de que São Bartolomeu dos Mártires e São Paulo VI sejam declarados padroeiros secundários da Diocese.

A reunião terminou com a recitação da oração jubilar dos quarenta anos da criação da Diocese.

Tags Economia

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias