Centro Social Paroquial de Moledo acolhe sessão “Say Yes – Aprender a dizer Sim”

A preparação de adolescentes e jovens para as Jornadas Mundiais da Juventude a realizar em 2022, em Lisboa, inicia-se no ano pastoral que agora começa. O modelo que todas as Dioceses em Portugal irão utilizar, teve origem no Patriarcado de Lisboa pelas mãos da equipa diocesana responsável pela catequese, liderada pelo padre Tiago Neto, em resposta a um desafio do Sr. Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. Tendo sido apresentado aos Secretariados Diocesanos da Catequese (SDC) de todo o país, o modelo mereceu adesão geral, o que supunha formação específica para todos os catequistas.

Notícias de Viana
5 Dez. 2019 2 mins
Centro Social Paroquial de Moledo acolhe sessão “Say Yes – Aprender a dizer Sim”

O SDC da Diocese, depois de ter recebido o primeiro módulo dessa formação, começou já a levá-la aos catequistas de adolescentes, começando por um encontro na paróquia de Sandiães, Arciprestado de Ponte de Lima, no dia 5 de outubro, a pedido dos párocos de 12 comunidades vizinhas, contando com quatro dezenas de catequistas. A próxima edição realizar-se-á no dia 18 de outubro, às 21h00, no Centro Social Paroquial de Moledo, em Caminha, por iniciativa da equipa arciprestal local, em que também participarão catequistas de 10 Paróquias do Arciprestado de Melgaço. No dia 19 de outubro, às 10h00, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, será a vez de uma sessão aberta aos párocos e catequistas de adolescentes de toda a Diocese, sob a orientação do Secretariado da Catequese.

Em qualquer destes encontros, os participantes ficam a conhecer o enquadramento, o objetivo, a temática e a metodologia das 15 etapas que o constituem. Com mais detalhe, é apresentado o chamado Encontro de Ponto de Partida, que deve ser mantido com todos os adolescentes envolvidos, de modo a que se integrem no Projeto sem dúvidas e com entusiasmo. Será, depois, detalhada a estrutura de cada uma das etapas, estando os catequistas em contacto com os materiais já disponíveis: o Diário de Bordo do Catequista, o Diário de Bordo de cada etapa, para os adolescentes (um caderno para seu uso pessoal em que regista pesquisas, reflexões, experiências, orações, …), e os materiais digitais de apoio (para mais informação, visitar  http://www.educris.com/v3/catequese/8780-say-yes—aprender-a-dizer-sim-acompanha-adolescentes-rumo-a-jmj-lisboa-). Finalmente, e porque o Say Yes inclui a elaboração, o planeamento e a execução de diversos projetos pelos adolescentes, os catequistas serão esclarecidos sobre as virtualidades e as exigências da metodologia de projeto. A partir de agora, já de posse dos materiais, o SDC estará disponível para prestar apoio às Paróquias e aos Arciprestados, à medida das necessidades.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias