Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez: Não perdemos “de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças”

O Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez é uma Instituição situada no Concelho de Arcos de Valdevez, que visa a promoção e entreajuda de todos os seus habitantes, e apoio às famílias. Localiza-se no lugar de Novelhos, Paróquia de S. Paio (Arcos de Valdevez) tendo a sua sede na Casa Paroquial de Arcos de Valdevez.

Notícias de Viana
25 Jun. 2021 4 mins
Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez: Não perdemos “de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças”

Foi criado a 7 de setembro de 1977, com Estatutos aprovados em 12 de setembro do mesmo ano. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, protocolada com o então Ministério dos Assuntos Sociais, atual Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com o então Ministério da Educação e Investigação Científica, atual Ministério da Educação, e que se rege pelos seus Estatutos. No dia 26 de junho de 1995, foi inaugurado o atual edifício, agora com capacidade para 105 crianças: 35 na Creche e 70 no Jardim de Infância.

Notícias de Viana: Quais as principais iniciativas realizadas com as crianças?

Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez: O Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez é uma obra de apoio às famílias, destinada à educação das crianças até à entrada no 1º ciclo do ensino básico, apresentando-se como um serviço à sociedade, projetando a sua ação educativa no meio em que está inserido, promovendo a educação integral das crianças numa conceção cristã da pessoa humana, da vida e do mundo.

Tem em vista prestar um serviço cada vez mais qualificado e certificado nas valências que desenvolve, Creche e Jardim de Infância.

A Creche é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade, prestando um conjunto de atividades e serviços, adequados à satisfação das necessidades da criança e orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências (referir todos os que são disponibilizados), designadamente: 

  • Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica; 
  • Cuidados de higiene pessoal; 
  • Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças; 
  • Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento da creche e desenvolvimento da criança. 

São destinatários do Jardim de Infância as crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais, estando organizado em duas componentes, uma educativa e outra de apoio à família, prestando, em cada uma delas, um conjunto de atividades e serviços; 

na componente educativa: 

  • atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças, e de acordo com o Projeto Educativo e Curricular de sala; 
  • cuidados adequados à satisfação das necessidades das crianças; 
  • atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças; 
  • disponibilização de informação à família sobre o funcionamento do Jardim de Infância e desenvolvimento das crianças;

na componente de apoio à família: 

  • cuidados adequados à satisfação das necessidades das crianças;
  • nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade das crianças, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica; 
  • atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças; 

NV: A pandemia trouxe ainda mais dificuldades. Como fizeram face aos desafios lançados pela Covid-19?

CSPAV: Adaptámos a nossa rotina diária às orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) face à nova realidade. Estas orientações têm como objetivo apoiar e assegurar a proteção de todos, as Instituições, os profissionais e as famílias, não perdendo de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. Neste contexto, adaptámos a organização do ambiente educativo, tendo em conta a situação que vivemos e a especificidade de cada contexto, no respeito pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), e em consonância com as orientações da DGS.

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