A Associação de Dadores de Sangue de Meadela, concelho de Viana do Castelo, celebrou, no passado mês de setembro, o 25º aniversário, com um conjunto de iniciativas.
No dia 18, foi lançado o livro “A Doar Vida há 25 Anos” da autoria de Tânia Mesquita. A sessão de apresentação decorreu na nova sede da associação e contou com a presença da autora, do Pároco, Mons. Vilar, Maria Manuela Amorim Cerqueira (1ª secretária da Assembleia Geral) em representação de Luís Belo, presidente da Assembleia Geral da Associação, ausente do país, e do presidente da Associação, António Mesquita.
Manuela Cerqueira fez a apresentação do livro, considerando-o “uma verdadeira chama da Dádiva de Sangue nos valores da tolerância e na crença de que o sonho se pode realizar”.
A autora, Tânia Mesquita, começou por referir que foi “um privilégio” escrever o livro, adiantando que a obra inclui “mais fotografias do que texto” porque as fotos permitem “recordar significados e doação de vidas”.
Já Mons. Vilar elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente António Mesquita, que “meteu ombros a esta causa com a doação de uma vida plena à Associação”, saudando “todos quantos com ele caminharam e caminham com entusiasmo e alegria” e manifestando-se “agradecido a todos os que deram as mãos para que tudo acontecesse”.
O Pároco terminou a sua intervenção realçando “a generosidade” de Tânia Mesquita, “não só na Associação, mas em muitas outras áreas da Paróquia”.
O presidente da Associação, António Mesquita, agradeceu a presença de todos e referiu ser “um orgulho” ter a nova sede “repleta de amigos e dadores”. “A vossa vinda cá é certamente uma prova de amizade e solidariedade”, afirmou, lembrando que “o sangue é um bem que não há em fábrica nenhuma, a não ser no homem e na mulher”.
Já no dia 19, realizou-se uma sessão solene comemorativa dos 25 anos da Associação, em que estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Viana, o representante do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Maria João Medeiros, a 1ª secretária da Assembleia, Maria Manuela Amorim Cerqueira, o presidente da Associação, António Mesquita, que constituíram a mesa, convidados, membros da direção e muitos dadores de sangue e amigos, que encheram a sala da sessão.
O presidente da Associação, António Mesquita começou por se congratular com as novas instalações da Associação, que visam “criar melhores condições para todos, mas especialmente, para os dadores”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.