Agrupamento dos Escuteiros de Meadela celebrou o 50º aniversário

O Agrupamento 348 do Corpo Nacional de Escutas de Meadela, Paróquia do Arciprestado de Viana do Castelo, celebrou, no passado dia 18 de setembro, 50 anos da sua fundação. A data foi assinalada com uma sessão solene, o lançamento do livro “50 anos – 348 Meadela” e a inauguração de um monumento comemorativo na Rotunda da Praça Linha do Vale do Lima.

Notícias de Viana
8 Out. 2021 2 mins
Agrupamento dos Escuteiros de Meadela celebrou o 50º aniversário

Após saudar os presentes, o chefe do Agrupamento, Rui Mesquita, fez uma breve retrospetiva dos 50 anos de vida do Agrupamento, destacando “a determinação e empenho” dos que iniciaram o caminho e o Mons. Manuel José Vilar e o chefe Rego, que foram os pioneiros fundadores do Agrupamento.

Rui Mesquita lembrou ainda todos aqueles que, desde a sua fundação, colaboraram com o Agrupamento, destacando Ivone Lacerda pelo apoio dado no início da vida do Agrupamento.

Já Mons. Vilar lembrou o início do Agrupamento e a forma como este nasceu com o convite ao chefe Rego, que haveria de ser o chefe do Agrupamento até à sua morte. O Pároco concluiu a sua intervenção com um agradecimento a todos os Escuteiros, incentivando-os a que, com o seu exemplo, “continuem a fazer um mundo melhor”.

Seguiram-se as intervenções do chefe da Junta Regional e do presidente da União de Freguesias, que saudaram o Agrupamento pelos seus 50 anos e lembraram “a nobre missão dos Escuteiros na formação cívica e humana dos jovens”, recordando, de novo, o chefe Rego, que faleceu há uns meses atrás.

O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, evidenciou a importância dos Escuteiros na prevenção dos incêndios e proteção da orla costeira, defendendo que “a sociedade precisa de grupos como os Escuteiros para estar ao serviço da comunidade” nas várias áreas.

A sessão terminou com o lançamento de um livro comemorativo intitulado “50 anos – 348 Meadela” em que é feita uma retrospetiva foto-biográfica da vida do Agrupamento.

Com a presença de todos os participantes nas cerimónias, seguiu-se o descerramento de um monumento aos fundadores do Escutismo de Meadela, na Rotunda da Praça Linha Vale do Lima, «Centro da Meadela», que, como foi referido, marcará a presença do Escutismo na Paróquia de Meadela e a memória do seu fundador, chefe Rego.

A sessão solene contou com a presença de várias individualidades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o presidente da União de Freguesias, José Ramos, o chefe da Junta Regional, Henrique Amorim, e o reverendo Mons. Vilar.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias