Entretanto, respondendo ao apelo de Sr. Cardeal Patriarca, no âmbito da catequese de Lisboa, o Pe. Tiago Neto concebeu um programa com o propósito de ajudar os adolescentes a preparar-se para viver intensamente as Jornadas Mundiais da Juventude, no verão de 2022. Este projeto foi apresentado aos Secretariados da Catequese de todas as Dioceses portuguesas, em Fátima, e foi unânime a opinião de que o modelo proposto não só satisfaria a preparação de adolescentes e jovens para as Jornadas, como tinha a importante virtualidade de criar boas condições para se ir substituindo o atual método de catequese da idade adolescente, para o que os nossos Bispos pretendem que seja implementado logo após as Jornadas de 2022. O modelo foi partilhado com os Coordenadores Arciprestais de Catequese da nossa Diocese, num encontro recente, tendo sido bem acolhido.
O programa, designado “Say Yes – aprender a dizer Sim”, tem por base o essencial das quinze Jornadas Mundiais da Juventude já realizadas, explorando cinco em cada um dos três anos que se aproximam. Até ao Natal, serão trabalhados dois temas e executado um projeto de missão ou de serviço, com todo o protagonismo dos adolescentes; até à Páscoa, mais dois temas e mais um projeto; depois da Páscoa, um tema e um projeto de maior fôlego, que permita estender-se pelas férias de verão. Os temas explorarão a mensagem de cada uma das Jornadas e confrontá-la-ão com a Palavra de Deus, estando previstos tempos fortes de oração e de ação.
Este programa, igualmente aplicável aos Grupos paroquiais de Jovens, deverá começar a ser utilizado no próximo ano pastoral 2019-2020 e prolongado até 2021-2022, até porque serão os adolescentes que – hoje – estão a completar a sua caminhada de catequese sistemática, os mais vocacionados para participar ativamente no encontro com o Papa Francisco em Lisboa.