A Garagem

Muitas vezes, por exercício físico, dou as minhas caminhadas dentro dos limites das Paróquias que me estão confiadas.

Notícias de Viana
7 Jan. 2022 3 mins
A Garagem

Assim, com um tiro mato dois coelhos, ou seja, visito ou tenho oportunidade de ficar a cheirar às ovelhas, na feliz expressão do Papa Francisco, e faço a minha caminhada, que procuro seja diária.

Por alturas do Natal, subi ao alto mais alto de uma das comunidades e, apesar de andar perto de oito quilómetros, apenas vi duas ovelhas e meia. Eu explico, duas porque parei a falar com elas e outra meia porque saiu da sua garagem, dentro do seu carro, (os possessivos são intencionais) muita metida na sua vida e abalou com um aceno do pastor  – daqui a meia ovelha.Olhei para a cómoda garagem nos fundos da vivenda, ladeada de jardim com um muro e portão automático e o letreiro bem evidente: “Cuidado com o cão”!

Nem o pastor se atreve a entrar.

Mas fiquei a pensar na garagem. Como se estima o carro… até mora com a família, numa boa assoalhada, que dava um quarto ou sala bem cómoda. 

Ainda bem, por um lado: ter automóvel é bom, ter garagem é bom, ter um jardim é bom, mas fechar-se e ficar-se numa autoconfiança egoísta, é muito mau. Deus não tem lugar na vida de muita gente; prescindiram d’Ele, como esta ovelha que raro a vejo no aprisco, só quando a irmã morte leva alguém da família.

Prescindiu-se de Deus, mas não do carro, da garagem, do jardim, do portão e do letreiro “Cuidado com o cão”.

Vem a talho de foice um exemplo bonito que me chegou pelos meios de comunicação social, mas que me sugeriu, logo que pronto, ir lá ver.

Em Bragança, umas irmãs, em cuja casa nasceu o Movimento Eucarístico Juvenil em Portugal (soube-o, e trabalhei com elas, quando Promotor Diocesano do Apostolado da Oração), pois essas irmãs estão a construir dentro da sua livraria, na cidade onde têm o seu convento, um espaço de oração e silêncio para rezar… Valentes! 

Bela ideia, nascida – disseram – do CEI (Congresso Eucarístico Internacional) em que participaram com o seu Bispo, D. José Cordeiro, em Budapeste, em setembro de 2021.

Lindo propósito, feliz ideia.  

Algumas das minhas ovelhas trocaram Deus, que é o Bom Pastor, pela garagem… Estas irmãs colocaram o Bom Pastor no seu lugar de trabalho – uma livraria.

São ideias soltas para reflexão. E se não acharam graça, fiquem com as ideias, que são de graça!

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias