Iúri Leitão é campeão europeu de omnium e conquista prata para Portugal no madison em Konya

Portugal continua a somar resultados de destaque nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, que decorrem em Konya, na Turquia. Iúri Leitão sagrou-se campeão europeu de omnium, assegurando o primeiro título continental português numa disciplina olímpica, e conquistou ainda a medalha de prata no madison, ao lado de Diogo Narciso.

Notícias de Viana
6 Fev. 2026 2 mins

Na prova de omnium, o ciclista vianense, de 27 anos, terminou com um total de 140 pontos, superando o neerlandês Yanne Dorenbos, que foi segundo com 131, e o alemão Roger Kluge, terceiro com 126. 

Iúri Leitão entrou forte na competição ao vencer as provas de scratch e corrida tempo, mas um 15.º lugar na eliminação deixou-o em segundo na geral à entrada para a decisiva corrida por pontos, a oito pontos do líder. Na última prova, foi irrepreensível e garantiu o ouro europeu.

Este título junta-se à medalha de prata conquistada por Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na mesma disciplina, e ao título mundial alcançado em 2023. Com este triunfo, o ciclista soma já seis títulos europeus na pista: quatro em scratch (2020, 2022, 2024 e 2025), um na corrida por pontos (2025) e agora o omnium.

A participação portuguesa ficou ainda marcada pela medalha de prata no madison, conquistada por Iúri Leitão e Diogo Narciso. A dupla lusa foi uma das duas formações a conseguir dobrar o pelotão, a outra foi a Alemanha, e terminou a prova com 55 pontos, menos 30 do que os alemães, que arrecadaram o ouro. A Bélgica fechou o pódio, com 38 pontos.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias