Novas tarifas TUViana começam a vigorar após aprovação do regulamento municipal

O Executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou o regulamento do novo serviço público de transporte urbano de passageiros (TUViana), que estabelece um passe único de 20 euros por mês para utilização em todas as linhas. O passe reduzido será de 10 euros para seniores e pessoas com deficiência, enquanto bilhetes ocasionais custarão 1 euro, se pré-comprados, ou 1,5 euros a bordo.

Micaela Barbosa
4 Fev. 2026 2 mins

O PSD votou a favor da medida, mas com reservas. O vereador Duarte Martins referiu que a simplificação do tarifário e a uniformização territorial são medidas “positivas e há muito necessárias”. No entanto, alertou para que a “mobilidade não se faz apenas com tarifários mais baixos”. “É preciso garantir horários adequados, cobertura eficaz e fiabilidade de serviço, sobretudo nas freguesias mais afastadas do centro”, acrescentou.

O Chega votou contra.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, sublinhou que os valores definidos equilibram a sustentabilidade do serviço com o incentivo ao uso de transportes públicos. “Estamos a trabalhar para oferecer um serviço de qualidade, com horários e frequências incrementadas, garantindo acessibilidade e eficiência na mobilidade urbana”, afirmou, explicando que a medida pretende simplificar a utilização do transporte urbano, estimular o uso de passes e reforçar a sustentabilidade do sistema municipal, que atualmente opera com 17 autocarros elétricos.

O regulamento agora aprovado seguirá para apreciação da Assembleia Municipal e posterior publicação em Diário da República, prevendo a entrada em vigor já a partir do primeiro dia útil após a publicação.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias