Ministra da Saúde visita ULSAM e afasta ideia de “caos” no SNS

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, deslocou-se esta sexta-feira ao Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para reforçar a confiança na gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e negar que exista qualquer situação de “caos” no sistema. A visita contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), José Cardoso.

Notícias de Viana
19 Jan. 2026 2 mins
Legenda da Imagem:

Câmara Municipal de Viana do Castelo

“Não é que a ministra não ouça as críticas. Mas desistir é coisa que não vai acontecer. Não nos comprometemos com o povo para, nas dificuldades, desistirmos dele”, afirmou Ana Paula Martins durante a visita à ULSAM.

A governante reconheceu que há “situações que podem melhorar” e que nem tudo corre da melhor forma, mas reforçou que a atual fase do SNS está longe de poder ser considerada caótica. “Caos é uma palavra muito forte, que utilizamos quando vivemos uma situação de emergência, catástrofe ou descoordenação absoluta de meios. Não creio que tenha sido isso que se passou”, sublinhou.

A ministra admitiu que se registaram problemas em três hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo — Amadora Sintra, Beatriz Ângelo e Santa Maria — mas frisou que o diagnóstico já foi feito e que o Governo está a implementar soluções. “Há razões para isso. Por isso temos de investir mais nessas unidades e trabalhar para melhorar”, explicou.

Sobre rumores de uma eventual demissão, Ana Paula Martins foi clara. “Está absolutamente fora de causa que eu desista da missão que me foi entregue”. disse. Para a governante, o caminho passa por persistir e continuar a trabalhar sobre os problemas identificados, garantindo que os resultados começam a surgir.

Durante a visita, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de investimento na requalificação do Hospital de Santa Luzia, defendendo a construção de uma nova urgência e de uma urgência pediátrica. 

O autarca afirmou ainda a disponibilidade do município em apoiar financeiramente e logisticamente este processo de modernização do hospital.

c/ Lusa

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias