A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos no concelho e reforçar a recolha seletiva, em particular de biorresíduos. O investimento resulta da abertura de um concurso público, já publicado em Diário da República.
A autarquia explica que se trata de “um investimento destinado a promover a reciclagem na origem de biorresíduos e a reforçar a rede de recolha seletiva de biorresíduos (alimentares e verdes)”. A iniciativa pretende, também, alargar a recolha seletiva a outros fluxos de resíduos.
A operação insere-se no projeto “Sistema de Recolha de Biorresíduos de Ponte de Lima – Fase 1”, aprovado no âmbito de uma candidatura ao programa Norte 2030. Segundo o município, o projeto “inclui a aquisição de equipamentos de contentorização, integrando-se num conjunto de ações destinadas a melhorar a gestão de resíduos no concelho”.
No total, serão adquiridos cerca de 4.500 equipamentos de diferentes tipologias. Entre eles contam-se contentores com controlo de acesso para biorresíduos alimentares no sector doméstico, contentores para o sector não doméstico, compostores domésticos e comunitários, equipamentos para resíduos verdes, oleões, contentores para pilhas e acumuladores, bem como contentores destinados a resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas obras e trabalhos de bricolage.
De acordo com o aviso do concurso público, o investimento ascende a 416.225,18 euros, acrescidos de IVA, e está previsto no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030 de Ponte de Lima. O prazo de execução do contrato é de 90 dias.
A apresentação de propostas decorre até às 23h59 do dia 2 de fevereiro, sendo que os concorrentes ficam obrigados a manter as respetivas propostas por um período de 66 dias após o fecho do prazo.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.