APA quer reabilitar 3.400 km de linhas de água até 2030. Neiva e Vez entre os rios prioritários no Alto Minho

O Governo prevê reabilitar 3.400 quilómetros de linhas de água até 2030, num investimento total de 150 milhões de euros, anunciou José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Notícias de Viana
17 Dez. 2025 2 mins

Durante a assinatura de um protocolo para a recuperação da ribeira de Picote, no Parque Natural do Douro Internacional, em Miranda do Douro, José Pimenta Machado sublinhou que “é um trabalho muito importante porque o clima está a mudar”. “Ou temos água a mais, ou temos secas, e temos de preparar o país para estas situações. Para já estão a ser intervencionados cerca de 700 quilómetros de linhas de água até 2026, com o objetivo de chegar aos 3.400 quilómetros entre rios e ribeiras reabilitados, onde serão investidos 150 milhões de euros até 2030”, explicou.

O investimento integra o projeto Pró Rios, com recurso a fundos comunitários, ao Fundo Ambiental e outros apoios, tendo como objetivo a reabilitação dos ecossistemas. “Tudo tem a ver com reabilitação dos ecossistemas através de um trabalho que nunca foi feito no passado e agora é para ir em frente”, destacou o presidente da APA.

Entre as intervenções prioritárias anunciadas pelo Ministério do Ambiente e Energia em agosto, constam rios e ribeiras em várias regiões do país, incluindo: o rio Neiva, em Esposende e Viana do Castelo; a recuperação da ribeira de Picote, em Miranda do Douro; a valorização do rio Vez, em Arcos de Valdevez; os rios Díz e Noéme, na Guarda; e o rio Alfusqueiro, em Águeda.

Outras áreas de intervenção incluem o rio Lizandro, em Mafra; ribeiras em Évora e Beja; o sistema de açudes em Arronches; trabalhos no Alentejo Litoral; e a requalificação da Ribeira do Vascão, no Algarve, numa extensão de 60 quilómetros.

c/ Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias