O projeto galego-português “Ponte… nas Ondas!” (PNO!) foi selecionado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como exemplo-piloto da sua nova plataforma global de Património Cultural Imaterial, reconhecendo mais de 30 anos de trabalho na transmissão de tradições entre gerações na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Segundo a organização internacional, o projeto destaca-se por envolver milhares de escolas e comunidades na salvaguarda do património oral e cultural, combinando educação, comunicação e atividades culturais, de forma inovadora. A experiência PNO! servirá de referência para o desenvolvimento da plataforma, que terá um formato de narrativa interativa, permitindo aos utilizadores trocar recursos associados a cada experiência de salvaguarda de forma intuitiva.
“Ao projetar o piloto da nova plataforma com as imagens PNO! de fundo, quisemos criar uma prova digital que mostre as diferentes vias de salvaguarda e estratégias aplicadas pelas comunidades e escolas, promovendo o diálogo intergeracional e aumentando o interesse dos jovens pelo património cultural partilhado entre os dois países”, afirmou a UNESCO.
O modelo PNO! combina educação, comunicação e património, tendo reforçado os laços culturais através da fronteira e fomentado o diálogo entre gerações. “As metodologias participativas desenvolvidas pelo projeto constituem um quadro poderoso para garantir a transmissão intergeracional de tradições culturais partilhadas, e para promover o diálogo internacional”, acrescenta a organização.
O secretariado da UNESCO vai criar, no início de 2026, um grupo consultivo responsável pelo acompanhamento da plataforma, supervisionando cerca de 60 experiências de salvaguarda durante a fase piloto. A plataforma estará plenamente operativa ao longo de 2026, com lançamento previsto na 21ª Sessão do Comité Intergovernamental do Património Cultural Imaterial, e seguirá, depois, para uma segunda fase em 2027, incluindo novas experiências.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.