Centro de Alto Rendimento de Surf do Cabedelo recebe investimento de 700 mil euros para obras de reabilitação

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, localizado na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e apetrechamento no valor de 700 mil euros. A informação foi divulgada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que adianta tratar-se de um investimento inserido num pacote de dez milhões de euros destinados à melhoria dos centros de alto rendimento do país.

Notícias de Viana
7 Nov. 2025 3 mins

Em comunicado, a autarquia explica que o contrato de financiamento foi assinado “no âmbito de um pacote global de 65 milhões de euros contratualizados entre o Governo, o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal”.

Do total atribuído ao CAR de Surf, 512 mil euros destinam-se “à construção de um apoio a atletas de surf adaptado e seleções internacionais de Para Surfing (formação, terapia, segurança e higiene)” e na criação de “um centro de interpretação para a sustentabilidade ambiental marinha e de uma eco-infraestrutura ‘farol’ integrada na rede mundial World Surf Cities Network”.

O restante montante, cerca de 188 mil euros, será aplicado em “apetrechamentos diversos do CAR Surf do Cabedelo”, incluindo “a substituição de placas de isolamento térmico, acústico e antivibrático de cortiça, bem como beliches e colchões”, prevendo, ainda, quartos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente do COP, Fernando Gomes, afirmou que foi dado “mais um passo na missão de melhorar as condições para que os atletas tenham a melhor preparação possível para representar Portugal, nomeadamente nos Jogos Olímpicos de 2028”.

Já o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, considerou tratar-se de “um investimento robusto, focado em melhorar de forma significativa as condições dos atletas de alto rendimento e o apetrechamento dos centros”.

O processo foi coordenado pelo Comité Olímpico de Portugal, em articulação com a Fundação do Desporto, os CAR e as federações desportivas envolvidas. A execução das obras será acompanhada por mecanismos de monitorização e avaliação, com o objetivo de garantir rigor e transparência na aplicação dos fundos.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que assinou o contrato em Lisboa, destacou que o investimento permitirá reforçar o papel do CAR do Cabedelo “como infraestrutura de excelência para o surf e para o desporto náutico, aliando inclusão e sustentabilidade”.

Inaugurado em 2013, o CAR de Surf do Cabedelo nasceu de uma candidatura conjunta da autarquia e do Instituto do Desporto de Portugal. O centro apoia modalidades como surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, sendo gerido em parceria com o Surf Clube de Viana, e serve, também, como espaço de formação e iniciação para jovens e escolas do concelho.

Fotografia: Surf Clube de Viana

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias