A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) acolhe, no próximo dia 22 de outubro, às 18h30, uma tertúlia aberta ao público com o tema «Arte, cultura e espiritualidade». O evento contará com a reflexão do padre Christopher Sousa, numa iniciativa promovida pelo Departamento da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo.
Com entrada livre, a tertúlia pretende ser, segundo a organização, “um espaço de partilha e diálogo sobre a interseção entre a experiência artística, a vivência cultural e a dimensão espiritual do ser humano”.
O orador convidado, Pe. Christopher Sousa, é pároco e professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Diocese de Viana do Castelo, e atualmente encontra-se a concluir a Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Ordenado sacerdote em 2013, Christopher Sousa tem conciliado o ministério com a criação artística, explorando temas que cruzam o imanente com o transcendente. O seu trabalho plástico procura expressar a tensão entre polos como ordem e caos, físico e metafísico, ou o pragmático e o místico. Uma das marcas distintivas da sua obra é o uso de uma matéria improvável: a mesma utilizada na consagração eucarística.
O seu percurso artístico inclui ilustração para publicações juvenis e jornais regionais, bem como a participação em várias exposições, entre as quais: “Aconteceu na Afurada”, no Centro Interpretativo do Património da Afurada (2023); “Entretanto(s)”, exposição coletiva dos finalistas do ramo de Pintura da FBAUP (junho de 2024); “Palestina, meu amor”, exposição coletiva e leilão solidário em apoio à causa humanitária na Palestina (novembro de 2024); e “Imagem Pairante”, exposição individual integrada no ciclo “O Corpo é Alimento”, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Porto (março a abril de 2025).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.