A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir mais de 200 mil euros na iluminação e ornamentação de Natal deste ano. O protocolo foi aprovado por unanimidade na última reunião do mandato autárquico e será celebrado com a Associação Empresarial.
O valor total do investimento – 185 mil euros acrescidos de IVA – é idêntico ao do ano passado e visa apoiar a dinamização do centro histórico e de outras zonas da cidade durante a época natalícia. O protocolo prevê que a iluminação esteja ligada entre os dias 8 de novembro de 2025 e 12 de janeiro de 2026.
Entre as novidades para este ano está a inclusão de novas fachadas históricas na iluminação festiva, como a Capela das Almas, a Sé Catedral e a Igreja de S. Domingos. No total, serão decorados cerca de 36 espaços, entre ruas, praças, avenidas, largos e entradas da cidade.
A proposta inclui também a instalação de uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários que combinam som e luz.
Durante a apresentação da proposta, o presidente da autarquia, Luís Nobre, justificou a antecipação da aprovação do protocolo “para não pôr causa “um momento de atração da cidade devido ao período eleitoral que se avizinha e para que a Associação Empresarial tenha tempo para concretizar a iniciativa”.
Segundo a autarquia, serão mantidas as diretrizes dos anos anteriores no que toca à eficiência energética, com recurso a iluminação LED e horários de funcionamento reduzidos, em linha com as recomendações para a poupança de energia.
Além da iluminação, o município deverá promover, como tem sido habitual, um programa de animação natalícia que inclui atividades para crianças, mercados de Natal para artesãos locais e diversos espetáculos.
c/ Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.