A obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima, já arrancou, com um prazo de execução previsto de oito meses. O investimento, que ultrapassa um milhão e 173 mil euros (acrescido de IVA), visa transformar o edifício num espaço “moderno, confortável e mais eficiente, melhorando as condições de habitabilidade, segurança, acessibilidade e sustentabilidade”.
A requalificação vai abranger quartos, cozinhas, casas de banho, zonas comuns e áreas técnicas, com melhorias profundas na infraestrutura, incluindo a renovação das redes de águas, instalação de sistemas de controlo de acesso, criação de uma lavandaria self-service, ampliação do refeitório e adaptação do elevador às normas de acessibilidade. “A empreitada constitui uma oportunidade para transformar um ambiente desgastado e envelhecido num espaço renovado e moderno, eliminando um conjunto de patologias construtivas que tem motivado o desgaste do edificado existente”, referiu o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Após a intervenção, a residência contará com 141 camas para estudantes e duas para visitantes, “reforçando a capacidade de acolhimento da instituição numa unidade estratégica pela sua localização e ligação ao território”. “Cada uma das medidas planeadas foi meticulosamente selecionada para garantir não apenas a renovação estética, mas também a funcionalidade e a segurança do edifício”, acrescentou o responsável.
Durante o período das obras, o IPVC assegurará alojamento alternativo para os estudantes, por meio de parcerias com estruturas locais e a instalação temporária de contentores junto à residência.
Além desta intervenção, está também prevista o início da empreitada da residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC). E, está ainda adjudicada a construção da residência académica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.