Cerca de 1.100 militares vão marcar presença nas celebrações do Dia da Marinha, que decorrem em Viana do Castelo, entre os dias 14 e 20 de maio. O momento mais alto realizar-se-á no dia 17, com a cerimónia militar. A iniciativa é, de acordo com a Marinha, uma oportunidade para reforçar o apelo ao recrutamento de jovens, com ações junto das escolas e da comunidade.
A programação, que foi divulgada a bordo do Navio Gil Eannes, vai contar com ações nas escolas, visitas a navios, nomeadamente Sagres e NRP Viana do Castelo, batismos de mar, exposições, concertos e atividades desportivas.
De acordo com o porta-voz da Marinha, comandante Ricardo Sá Granja, o objetivo é “promover a proximidade da Marinha com a população, reforçando, igualmente, a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar”.
Presente em videoconferência, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Jorge Nobre de Sousa, referiu que as celebrações serão uma oportunidade de recrutamento de novos militares. “Queremos estar em Viana para recrutar vianenses e aproveitar para vos mostrar que a Marinha é um mar de oportunidades para quem quer desenvolver a sua vida futura, quer em termos académicos, quer profissionais”, salientou, afirmando que “a Marinha, assim como os outros ramos das Forças Armadas, têm de recrutar mais pessoal, dando-lhes condições de trabalho e condições materiais”. “Iremos fazer uma campanha agressiva, no bom sentido, de tentar convencer os jovens vianenses a virem continuar a sua vida ou, pelo menos, ter uma experiência durante algum tempo nas Forças Armadas”, acrescentou.
O Almirante Jorge Nobre de Sousa sublinhou, ainda, que “dificilmente” encontrariam “melhor lugar para recrutar”. “Aliás, começarei a tentar lançar as sementes do recrutamento mais a prazo, logo, naquelas novas gerações que vão estar na competição de surf (uma das atividades desportivas da programação), porque é nesses pequeninos que temos de investir”, confidenciou.
O programa iniciou-se no dia 5 com ações de divulgação nas escolas, dirigidas aos alunos do 12º ano e de formação profissional. Também inclui um concurso interescolas para todos os níveis de ensino, em que os prémios serão um embarque no navio-escola Sagres, visitas a espaços culturais e merchandising da Marinha.
No dia 15, o CEMA visitará o serviço de pediatria do hospital de Viana do Castelo, e será inaugurado o Monumento Dia da Marinha.
Já no dia 16, realizar-se-á um colóquio sobre o tema “O mar: tradição e desafios”, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
No dia 17 terá lugar a cerimónia militar e seguir-se-á o desfile das Forças Armadas com a presença de cerca de 550 militares, e uma demonstração naval com várias simulações.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.