“Ser pioneiro é a missão do padre”, disse D. João Lavrador

O Bispo diocesano presidiu à Missa Crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.

Micaela Barbosa
17 Abr. 2025 2 mins

Na homilia, D. João Lavrador lembrou “a dispersão” a que todos estamos sujeitos, “motivada por diversos fatores, externos e internos” e que “afastou a cultura, progressivamente, de Deus”, defendendo que “urge empenho numa verdadeira evangelização”.

“Estamos num tempo que nos exige um verdadeiro discernimento através da escuta do Espírito, que provoca a renovação da nossa mente e que nos motiva para definirmos os nossos critérios pela fonte inspiradora que é o Evangelho de Jesus Cristo. Neste sentido, exige-nos um redobrado esforço para sairmos de nós próprios, dos nossos interesses individuais, dos contágios do mundo e das suas ideologias, para nos convertermos inteiramente a Jesus Cristo, que nos convida ao despojamento total para nos afundarmos na Graça de Deus”, referiu.

Recordando as palavras do Papa Francisco, o prelado salientou, ainda, que a crise é “uma oportunidade preciosa” para “sacudir, questionar e mudar”. “O que é que a crise nos mostra?”, questionou, propondo uma conversão eclesial. “Nunca é demais assumirmos este critério evangélico que ensina que antes de ser para os outros, é, necessariamente para nós, ser pobre”, salientou, concluindo: “Que ao renovarmos as nossas promessas sacerdotais imploremos do Bom Pastor que, na alegria e na esperança, nos torne verdadeiramente testemunhas da beleza do sacerdócio, de modo que seja abertura de caminho vocacional para os jovens da nossa Diocese”.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias