As inscrições para o 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, organizado pelo Secretariado Diocesano de Liturgia, estão abertas. A iniciativa decorrerá, nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, sob o mote
De acordo com a organização, pretende-se refletir e oferecer “formação” que vai ao encontro da temática diocesana para este ano pastoral, proposta por D. João Lavrador, sobre “Ser Comunidade à maneira dos Apóstolos”.
O programa inclui quatro conferências. A primeira decorre no dia 15 com o cardeal Manuel Clemente sobre “O Espírito Comunitário à luz dos Discípulos de Emaús”. Já a segunda tem como orador D. Joaquim Dionísio, Bispo auxiliar do Porto sob o tema “Do ‘EU’ do mundo ao ‘NÓS’ de Deus”.
As outras duas decorrem no dia 16 com Pe. Renato Oliveira sobre “Na Liturgia concretiza-se o ‘NÓS’ de Deus?” e com Pe. Luís Miguel Rodrigues sobre “Como redescobrir a beleza do ‘NÓS’ da Liturgia”.
A Escola de Ministérios conta com a participação de Filipe Veríssimo, mestre capela Igreja da Lapa, Pe. Rui Sousa (Braga), Pe. João Santos (Viana do Castelo), Pe. Vítor Ramos (Porto), Pe. César Costa (Passionista), D. Pio Alves de Sousa (Bispo auxiliar emérito do Porto), Tiago Carriço (Póvoa de Varzim), Pe. Renato Oliveira (Viana do Castelo), irmã Celeste Guarda (Viana do Castelo), Irmã Isabel Venade de Lemos (Viana do Castelo) e Helena Isabel (Pequenos Cantores de Esposende).
O 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica termina com a eucaristia que será presidida pelo Bispo D. João Lavrador e é dirigida a “todos os diocesanos” que, de forma direta ou indireta, trabalham na Liturgia, nas diversas paróquias da Diocese: Ministros Extraordinários da Comunhão, leitores, Acólitos, Músicos, Coralistas, salmistas, Sacerdotes, Diáconos, Religioso(as), Catequistas, Dirigentes do CNE, Equipa Paroquial e arciprestal de Liturgia, Floristas e decoradores, fotógrafos, Agências Funerárias.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.