Adjudicada reconversão do antigo Matadouro Municipal por mais de 3,1 milhões de euros

O executivo Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação e minuta de contrato, por um valor de 3,169 milhões de euros, da empreitada de “Execução do Viana STARTS”, que vai reconverter o antigo Matadouro Municipal num espaço criativo e comunitário, baseado no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte.

Notícias de Viana
12 Dez. 2024 1 min

A empresa vianense Baltor – Engenharia e Construção, Lda., assume, assim, a obra, que foi alvo de um concurso público internacional, que conta com prazo de execução de 420 dias e vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular.

Em causa, está a reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal, que deverá arrancar no início de 2025, para estar concluída até final de 2026. E, de acordo com a autarquia, corresponde “a um projeto de seis milhões de euros que obteve um financiamento de cerca de cinco milhões de euros FEDER”.

O projeto “Viana STARTS” consiste num laboratório criativo e comunitário, com a aplicação de soluções inovadoras de eficiência energética, baixo teor de carbono e economia circular.

De acordo com a memória descritiva e justificativa do projeto, propõe-se a intervenção em todo o recinto para a concretização de um processo de renovação e construção inovador, no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI), numa empreitada que conjuga demolição, reabilitação e construção nova.

Tags Economia

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias