A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC) homenageou, publicamente, os beneméritos que contribuíram para a aquisição do mamógrafo digital com estereotaxia
O novo equipamento, de diagnóstico e controlo de Cancro da Mama nas Mulheres, já realizou 660 exames a mulheres no distrito e evitou “penosas deslocações ao Porto”.
A sessão de agradecimento ficou ainda marcada pelo pagamento da última prestação à empresa fornecedora do equipamento, cujo custo final orçou em 92.250 euros.
“Até agora foram recebidos 424 contributos individuais e colectivos, de montantes entre dois euros e dezenas de milhares de euros, a quem a Liga agradeceu e passou os correspondentes recibos para efeitos fiscais”, explicou em comunicado a LAHVC.
O novo equipamento veio substituir um existente na unidade, que “avariava com frequência”, causando “adiamentos de mamografias e de intervenções cirúrgicas programadas, com nefastas consequências para o equilíbrio psicológico das doentes”.
A LAHVC adiantou ainda que verificou “falta de espaço condiciona ainda o pleno funcionamento do Mamógrafo oferecido”, propondo ao hospital “a deslocação do bar, com o objetivo de libertar área para a expansão do serviço de radiologia”.
A obra “já iniciada” está orçada em mais de 30 mil euros e prevê a ampliação do serviço de radiologia para rentabilizar o novo equipamento da unidade.
“Com esta intervenção, e mais a participação no apetrechamento da nova unidade de cuidados intermédios polivalente, a Liga dos Amigos vai investir mais de 30 mil euros na melhoria dos serviços hospitalares, graças aos contributos regulares dos seus amigos beneméritos”, especificou Defensor Moura.
A cerimónia terminou com uma intervenção do presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, que agradeceu vivamente as ofertas da LAHVC e enalteceu o trabalho realizado pelos seus voluntários e promotores da dádiva de sangue.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.